Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Valbom (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Começou-se o ano anterior com hortinha suspensa em garrafões e garrafas recicladas. Este ano utilizou-se parte de um canteiro e realizou-se diretamente no terreno.

2. Área aproximada da horta (m²):

Entre 15 a 20 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Este ano foi um ano experimental e os alunos envolvidos foram os dos clubes do Ambiente e Europeu.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano foi experimental e a participação das famílias foi mais no sentido de fornecer os materiais e as plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvidos na manutenção da horta adoraram, os outros ficaram mais sensibilizados quando começaram a comer os materiais produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos envolvidos fazem escala repartindo entre si as tarefas. Este ano foi um ano de experiência onde todos tentamos refletir sobre os obstáculos encontrados e a forma de melhor desenvolver no próximo ano o projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como o canteiro escolhido é um pouco inclinado, pediu-se auxilio ao jardineiro que fez os socalcos e pesquisou-se sobre produtos naturais que ajudassem na manutenção e desenvolvimento dos materiais plantados.
Este ano devido à pouca sabedoria dos envolvidos e ao tempo que não ajudou, os resultados foram um pouco fracos. A vontade não esmorece e no próximo ano se tudo correr bem será muito melhor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, repolhos, beterrabas, pepinos, pimentos, salsa, tomilho, hortelã de várias qualidades, caril, tomate, morangos, chagas, alfazema e curgete.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como anteriormente referido, o tempo não ajudou e as quantidades foram muito menores que as previstas.
Colheu-se 20 alfaces, cerca de 1Kg de favas, bastante salsa, alguma hortelã. As couves foram comidas por visitantes da horta, em particular os caracóis, só se colheram algumas folhas. As beterrabas não desenvolveram e pepinos, pimentos e tomate ainda estão em desenvolvimento, não se sabe o que poderão produzir.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns, nomeadamente as alfaces foram postas à disposição dos elementos da comunidade educativa e os restantes que se conseguiram obter foram disponibilizados para confecção de sopa e outras comidas consumidas pelos professores e funcionários.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Procede-se à rega de manhã cedo ou ao fim da tarde, quando o calor é menor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Mais ou menos...

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tentou-se combater fazendo uma saponária, misturando água e sabão azul, mas não foi muito eficaz com algumas das pragas, em particular os caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: