Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Oeiras International School (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde 2012

2. Área aproximada da horta (m²):

aproximadamente 100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia, temos um pouco de tudo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

AS familias fazem uma sessão aos fim de semanas para ajudar a promover a horta com os alunos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todos os vegetais vão para Barcarena para ajudar as familias necessitadas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por trés partes, temos os mais novos com aulas de uma hora, a hora de almoço temos alunos mais velhos a trabalhar, e temos uma pessoa da manutenção a dar apoio.

7. Como é feita a preparação do solo?

Nos primeiro preparamos a terra, em seguida pomos o composto, e no fim plantamos as sementes. temos sempre em atençao em limpar constantemente as erva daninhas e regar pelos menos 3 a 4 vezes durante a semana

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda estamos na faze inicial,temos um grupo a trabalhar nesse projecto

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nós temos 8 camas, construimos varios quadrados, ara ter o maior numero de espaços para plantar

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nós normalmente levamos varios vegetais, aproximadamente 2a 3 kilos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As familias necessitadas de barcarena

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em fase inicial de criar tanques para obter agua da chuva

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os meus colegas da manutenção uma vez por més ou quando encontramos algo que necessita de atenção deles

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Estamos a crias um galinheiro, mas temos varios animais na quinta

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Tos os dias temos um grupo de alunos aprender a cultivar o nosso objectivo é plantar a semente nos alunos para um dia mais tarde eles querem continuar amor pela natureza e querem tomar conta. Temos alunos mais velhos ajudarem com as actividades dos mais novos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos plantar uma oliveira, e preparar o terreno para continuar a plantar

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

instagram da escola e o site