Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de Santa Maria (Estremoz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não existe horta. Vamos alterando o local e a forma todos os anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Sempre menor que 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas da ed. pré-escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente. Para nos ajudarem com os materiais necessários.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças, mostram-se preocupadas com a rega e pela experiência percebem que os produtos biológicos têm um impacto muito positivo na sua saúde e do próprio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Enquanto estamos no período de aulas as crianças dividem-se na sua manutenção com a ajuda de um adulto.
Em período de férias, especialmente no verão, regra geral perde-se a horta!

7. Como é feita a preparação do solo?

Todos os anos tem sido um recomeço. O mesmo faremos este ano.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor no pátio. Vamos colocando material orgânico como as folhas do pátio e uma vez por semana cascas de frutos. Terra e manter húmido.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nesta nova horta que será vertical, iremos alternar produtos hortícolas com plantas promotoras da polinização.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não temos tantos produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Quando temos algum produto, ou é consumido no jardim ou pode ir para a casa das crianças.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças regam nas horas de menor calor. Tendo em conta que a a horta é vertical, temos uma rega gota a gota pois na rega de cima, vai caindo água para para os garrafões que estão em baixo e assim se poupa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. Até agora.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A nossa horta é pequena e só conseguimos ter o nosso projeto concretizado no 3º período, uma vez que as condições meteorológicas este ano se mostraram bastante adversas para que a atividade se desenvolvesse no exterior.
Mas nas ultimas semanas temos finalmente disfrutado do espaço e inclusivamente temos vindo para o exterior desenvolver algumas atividades.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Penso que após vários anos a tentar que existisse uma horta permanente no nosso jardim de infância, onde não existe terra disponível para termos uma horta convencional, resolvemos a situação com a implementação da nossa horta vertical.

15.1. Link para a página da horta:

Não foi criado. Quem vai ao nosso jardim é convidado para visitar a nossa horta. Divulgamos conversando.