Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Creche e Jardim de Infância Quinta dos Sonhos (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 5m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com regas efetuadas ao fim de semana

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Recolha de alimentos da horta para uso próprio (consumo no colégio e em casa)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São organizados grupos constituídos por elementos da brigada verde e outros meninos e alternadamente vão ajudar na rega, na monda, plantação e recolha.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza manual feita por grupos de educadoras e crianças
Utilizamos o composto na fertilização do solo e composto animal cedido para este fim

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através de um compostor cedido pela Câmara Municipal
A compostagem é feita com resíduos orgânicos (cascas de fruta, legumes e similares)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Bróculos, alho francês, rabanetes e morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

não dispomos ainda dessa informação

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uso próprio, e venda em feirinhas para a familia para angariação de fundos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tentamos utilizar o máximo de agua recolhida pela chuva e lavagens de fruta
Utilizamos os eco regadores de cada criança

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Não tivemos plantações de invernos, devido às condições atmosféricas e também ao facto de muitas mudanças nos Recursos Humanos
Iniciamos a li8mpeza do terreno, a compostagem e fizemos plantações de primavera
Temos interesse em continuar com a plantação anual

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

na

15.1. Link para a página da horta: