Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

+5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns pais ajudaram na colocação de uma torneira exterior, mais perto da horta, para facilitar o momento da rega.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos desenvolveram uma maior percepção sobre as necessidades/ cuidados necessários para uma planta nascer e crescer.
Foi possível acompanhar o crescimento da planta, puderam observar as diversas partes das plantas e as diferentes partes das plantas que podem ser utilizadas na nossa alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi construido um Mapa de Tarefas em que cada grupo tem descriminadas quais as atividades e os dias para as realizar.

7. Como é feita a preparação do solo?

As ervas daninhas são retiradas com frequência, a rega é realizada com o aproveitamento da água da chuva, sempre que possível, e a fertilização é feita com composto ecológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Ervas aromáticas
- Tomateiros
- Alfaces
- Pimenteiros
- Couve galega.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- Ervas aromáticas - 1kg
- Todas as outras culturas, visto serem sazonais, terão a sua produção no mês de junho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Observação/registo/degustação.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da chuva recolhida e com água da rede.
A rega é feita quando pela observação se verifica que o solo está seco.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita semanalmente, através da observação e registo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas e as doenças como o mildio e o oidio são tratadas com produtos biológicos como chorume de urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta

Foram dinamizadas aulas na horta com os três grupos do Jardim de Infância, de acordo com a planificação e interesses de cada grupo. Participaram no total 60 crianças e 10 adultos, em diversas atividades, tendo as crianças participado de forma ativa e empenhada em todos os momentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: