Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, E. Cidadania, Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecimento de plantas/ sementes e aquisição dos produtos produzidos, sempre que solicitados pelos docentes envolvidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolvimentos do respeito pela natureza, aprendizagem da importância da alimentação saudável e biológica, conhecimento dos seres vivos que ajudam na preservação do equilíbrio do ecossistema.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada é responsável pela manutenção do seu canteiro da horta, procedendo à sementeira/ plantação, manutenção e colheita dos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado pela turma de acordo com o que pretendem plantar, utilizando o composto produzido pelo nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida do refeitório e restos da fruta que os alunos comem nos lanches, recolhidos no refeitório e salas de aulas, respetivamente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas, ervas aromáticas, fruta (árvores de fruto).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4/ 5 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fazer saladas e sopa nas próprias salas, para os alunos degustarem, o excedente é distribuído pelas famílias mais carenciadas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada docente responsável por um canteiro gere a água acumulada do depósito, de acordo com as necessidades de rega das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente a quando da visita/ manutenção da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: