Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com terra e sementes, uma vez por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala tem um canteiro onde cultiva o que as crianças escolheram.
A docente de cada sala distribui as tarefas, uma vez por semana, e vai alternando de crianças.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza da terra e colocar nova.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, Alho francês, Alfaces, Couve Portuguesa, Cenoura e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fazer sopas e saladas para as crianças comerem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada sala tem a responsabilidade da gestão da rega do seu canteiro.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Semana da Alimentação

Cada sala fez uma sopa diferente e depois todos provaram e comeram as três diferentes sopas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: