Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI de Aiana de Cima (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cidadania, ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

97

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

uma avó veio ajudar a cultivar a horta.
As famílias quando vêm á escola observam o crescimento dos produtos semeados

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam de tratar da horta e de comer os produtos que retiram. morangos, alface, tomate, pimento,curgete(fazer sopa) meloa

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

todos os dia a horta é regada, e com o calor excessivo que tem estado é regada de manhã ao fim do dia.
os eco delegados, diariamente rodam entre eles para regar e tirar as ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi feita pelos alunos com a orientação de uma avó , de uma assistente e pela coordenadora do projeto,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A horta é pequena e o que se produz é consumido.
alfaces 24
tomates, muitos
curgetes, algumas
meloas, algumas
pepino, alguns
morangos, tinhas 24 copos e tudo o que dá é consumido pelos alunos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

para consumo dos alunos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

regamos com a água da chuva e com a água da rede

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não existem pragas, existem caracóis e os alunos apanham

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A avó que veio ajudar a tratar da horta, explicou aos alunos, depois eram os alunos a explicar o que tinham aprendido.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: