Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2, 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos percebem a importância das hortas caseiras, pela disponibilidade imediata e qualidade dos produtos; Os alunos utilizam os produtos da horta para utilizar na cozinha; Os alunos tem a possibilidade de desenvolver competências numa área de extrema importância a nível social.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos em 4 turnos e todas as manhãs desenvolvem tarefas necessárias na horta, de forma rotativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente, com o recurso a enxadas e ancinhos, os alunos efetuam a limpeza de infestantes, incorporam parte no solo e outra parte vai para o compostor, cavam e alisam o solo para finalizar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos vegetais da horta e do jardim e restos de vegetais da cozinha.
Temos um compostor, construído por nós, com recurso a paletes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alface, brassicas, nabos, ervilhas, tomate, favas, tomilho, manjericão, salsa, hortelã, alfazema, alecrim, cebolinho, alho e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas: 5 kg; alface: 15 kg; Morangos: 5 kg
as aromáticas não conseguimos quantificar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

cozinha da escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sempre que necessário, logo pela manhã, as culturas são regadas

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. 15 em 15 dias

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

confeção de sopas e outros pratos: todos os dias os alunos colhem o que é necessário, segundo a ementa da escola, contribuindo para uma alimentação saudável, pois os produtos são de produção integrada, para além de termos os produtos mesmo à mão de colher.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: Todos os dias as aulas são desenvolvidas em torno da horta e durante todo o ano letivo. Os alunos ficam a saber produzir, a conhecerem os vegetais e perceberem o seu ciclo de vida.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: