Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Mora (Mora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A Horta é dinamizada na AEC de "Mãos à Horta", englobando as disciplinas de Português, Cidadania, Expressão Plástica...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são chamadas a colaborar na participação e concretização das atividades programadas, com frequência regular. As famílias (avós e pais) colaboram com sementes, estacas, estrume (adubo natural), bem como orientações nas sementeiras e plantações. Os produtos da horta são oferecidos às famílias que evidenciam mais necessidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Grande envolvimento dos alunos na realização da horta.
Visitas regulares à horta de outras turmas para a realização de outras aprendizagens (Pré-Escolar).
Na comunidade faz-se a recolha de alimentos cultivados na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos com as indicações da técnica. A repartição das tarefas é feita em pequenos grupos, rotativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é cavada, mexida, fertilizada com adubos naturais (estrume), semeada, regada, mondada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais extraídos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas sazonais: couves, alfaces, favas, morangos, repolho, alho francês, espinafres, courgetes e diversas ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos pelas famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita recorrendo à àgua da chuva, e em último caso à àgua da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita regularmente, utilizando produtos naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O combate foi feito com produtos naturais.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: