Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde finais de fevereiro de 2023.

2. Área aproximada da horta (m²):

160 m2 de SAU (Superfície Agrícola Utilizada)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia A, Matemática/Matemática A, Educação Física, Oficina de Design

3.3. N.º de alunos envolvidos:

46, com regularidade, mais 54, de forma ocasional

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos levam produtos da horta para casa, uma a duas vezes por período letivo, para partilhar com as suas famílias, fazendo salada, sopa, salada de frutas, limonada, etc.
Os encarregados de educação das duas turmas envolvidas com regularidade no projeto (10ºC, de Ciências Socioeconómicas, e 10ºD, de Línguas e Humanidades) receberam alhos franceses, em janeiro, aquando das reuniões com os respetivos Diretores de Turma. Os da turma 10ºD receberam também favas, em abril.
O avô de um dos alunos, fundador do projeto em fevereiro de 2023, cedeu batatas greladas para plantarmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Enquadrando-se no Programa Eco-Escolas, a nossa horta é também um projeto de voluntariado, o "Horta para Todos", sendo o seu objetivo principal usar as práticas de cultivo biológicas para produzir hortícolas destinados à doação para famílias desfavorecidas do Agrupamento de Escolas de Casquilhos e outras apoiadas pela Associação Projeto Gratitude. Alfaces, espinafres, alhos franceses, acelgas, folhas de couve, tangerinas e batatas foram os produtos mais doados.
Simultaneamente, professores e assistentes operacionais e/ou técnicas da escola também puderam levar para casa diversos produtos da horta e contribuírem com donativos, para assegurar a compra de novas plantas e sementes, bem como fertilizantes orgânicos, para assegurar a continuidade do projeto no próximo ano letivo.
Os alunos participantes e as suas famílias, como já foi referido, também levaram e consumiram produtos da horta.
As alunas da disciplina de Oficina de Design, da turma 12ºE (Artes Visuais), construíram placas para identificar as espécies cultivadas e também criaram telas sobre as árvores e plantas amigas dos insetos polinizadores.
Os alunos da disciplina de Matemática A, da turma 11ºA (Ciências e Tecnologias), realizaram medições e os cálculos necessários para determinar a área dos canteiros da horta.
Alguns alunos com Necessidades Educativas Específicas, com a supervisão das docentes de Educação Especial e a respetiva assistente operacional, puderam colher produtos da horta e participar na confecção de sopa na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi feita, maioritariamente, fora do horário dos alunos, tendo estes sido divididos por grupos de 4 ou 5 elementos e ido realizar tarefas no período da tarde, entre as 16h30 e as 17h, às segundas-feiras.
Ao longo do ano letivo, cada grupo realizou 3 turnos de 30 minutos, de acordo com uma escala definida em setembro. Quando as condições atmosféricas não permitiram ir à horta, fizeram-se alterações nas escalas dos grupos, de modo a garantir o cumprimento de todos os turnos previstos. Os alunos que, por algum motivo, faltaram aos seus turnos, cumpriram-nos noutras datas a seguir.
Por isso, em todas as semanas de cada período letivo, à exceção da primeira e da última, houve sempre alunos a participar nas tarefas de manutenção da horta, orientados pelos professores envolvidos. Estes últimos asseguraram a realização das restantes tarefas, incluindo nas pausas letivas do Natal, Carnaval e Páscoa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial da vegetação espontânea que cobria o solo contou, mais uma vez, com a colaboração dos serviços camarários, assim como a mobilização primária do solo, com o uso de uma pequena fresa.
Depois, foram os professores e os alunos que passaram a usar enxadas e ancinhos para fazer os canteiros e os diferentes cultivos.
A fertilização foi feita com estrume de origem orgânica e, pela primeira vez, desde que o projeto se iniciou em finais de fevereiro de 2023, foi possível utilizar uma parte do composto obtido através da compostagem realizada na horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolhemos folhas de produtos da horta e folhas secas de sobreiros da escola, para pormos no compostor existente na horta. Também adicionámos cascas de cenoura, banana, cebola, batata, fava, ovos, entre outros resíduos orgânicos, trazidos por professores.
Regamos esporadicamente os resíduos para acelerar a sua decomposição. O arejamento está assegurado pelas características específicas do nossos compostor.
O refeitório da escola não cozinha as refeições. Apenas é usado para servir refeições em regime "take away" e, por isso, não produz resíduos úteis para a compostagem. Apenas o bar de alunos nos tem feito chegar borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fava (leguminosa nitrificadora), alho e alho francês (repelente de pragas), batata, couve, tomate, alface, nabo, espinafre, acelgas, ervas aromáticas (coentro, salsa, tomilho, salva, cidreira, alecrim...), girassol e outras plantas para atrair insetos polinizadores.
Os canteiros 3, 6 e 7 (ver croqui) foram aqueles em que a consociação de culturas foi feita.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

É difícil estimar este valor, dada a grande área útil que a horta voltou a atingir neste ano letivo e devido à diversidade e quantidade de produtos cultivados, mas foram certamente ultrapassados os 250 kg.
Dada a abundância de precipitação e à dimensão dos canteiros 2, 5 e 13 (ver croqui), a fava foi a cultura com mais produção. Destacamos ainda a tangerineira e o limoeiro, que produziram muito do que no ano letivo anterior.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como já foi referido, uma parte dos produtos da horta foi doada, semanalmente, a famílias desfavorecidas.
Esporadicamente, os próprios alunos envolvidos no projeto também receberam produtos, assim como alguns encarregados de educação.
Também foi feita a partilha de produtos da horta com professores e assistentes operacionais e técnicas da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Atualmente a horta dispõe de 4 depósitos para recolher a água da chuva, 3 de 380 litros e 1 de 500 litros. Fora da horta, nas suas imediações, existem mais 3 depósitos com a mesma função, os 3 com 500 litros de capacidade de armazenamento.
Dada a grande abundância de precipitação verificada desde meados do outono, quase não tem sido necessário regar as culturas. As poucas vezes em que se regou, foi usada água da chuva retirada dos depósitos e, apenas em outubro, foi usada água da rede de abastecimento público, na fase inicial dos cultivos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação direta, todos os dias em que houve turnos de alunos na horta e ainda pelos professores responsáveis pela implementação do projeto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve novamente pragas de lagartas nas couves, que conseguimos controlar retirando os ovos ou as próprias lagartas das folhas.
Foram usadas borras de café e cinzas, como repelente para caracóis e lesmas.
As ervas daninhas foram sendo mondadas, de acordo com o que foi possível fazer, devido às condições atmosféricas desfavoráveis.
As batateiras adoeceram com as constantes variações de temperatura e, possivelmente, excesso de precipitação. Não utilizámos calda bordalesa, o que ponderamos fazer no próximo ano letivo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Embora não se trate de uma "Feira na comunidade" ou "Feira na escola", desde meados do outono que, com alguma regularidade, foram doados produtos da horta a famílias do Agrupamento de Escolas ou apoiadas pela Associação Projeto Gratitude, um dos parceiros locais da escola.
Também ocorreu, à semelhança do ano letivo anterior, a confecção de sopa, com o envolvimento de alunos com Necessidades Educativas Específicas e a colaboração das docentes de Educação Especial. A sopa foi distribuída na sala de professores da escola.
Por fim, salienta-se que foram colocados ao dispor dos professores e assistentes operacionais e/ou técnicos muitos produtos frescos e biológicos, colhidos na horta. Para além de permitir a degustação de alfaces, alhos franceses, espinafres, acelgas, favas, batatas, entre outros produtos, de forma voluntária, cada pessoa pôde contribuir com donativos, para comprarmos novas plantas e sementes, assim como estrume.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No âmbito das atividades programadas para a comemoração do Dia Eco-Escolas, com a turma do 11ºA de Ciências e Tecnologias e a respetiva docente de Matemática A, munidos com fotocópias A3 do croqui da horta e fitas métricas, grupos de alunos puderam medir os diversos canteiros e calcular as respetivas áreas.
Também determinaram o volume dos depósitos de armazenamento da água da chuva, existentes na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O cultivo do Jardim dos Polinizadores e a construção de um Hotel para Insetos foram outras atividades que dinamizaram a horta e os alunos.
Cultivado a 3 de fevereiro, o Jardim rapidamente cresceu, destacando-se os girassóis entre as suas flores. Nas últimas semanas, têm sido muitos os insetos que o têm visitado e partilhado o pólen entre si.
No Dia das Artes, comemorado a 24 de abril, foi feita uma exposição, ao ar livre, de telas pintadas com plantas e árvores amigas dos polinizadores, uma vez mais, pelas alunas da turma do 12ºE de Artes Visuais.
Numa visita de estudo à Mata Nacional da Mata da Machada, em Palhais/Coina, sob a orientação dos técnicos do Centro de Educação Ambiental local, grupos de alunos construíram hotéis para insetos, reutilizando caixas de madeira, que foram preenchidas com canas, pinhas, folhas e outros materiais de origem vegetal. Seguidamente, optou-se por colocar os hotéis numa palete de madeira, na qual foram feitos alguns desenhos sobre insetos, tendo a mesma sido colocada junto a um muro da escola, para ficar abrigada do vento e, simultaneamente, a cerca de 20 metros da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Escola Secundária de Casquilhos ocupa o espaço de uma antiga quinta, possuindo muitos espaços verdes, sobreiros e inclusive uma mata de eucaliptos dentro do respetivo recinto. Por isso, existem muitas aves como melros, gaios, pombos e corvos que frequentam a horta, sendo esta uma fonte de alimento para as mesmas. Também os insetos polinizadores encontram aí muito pólen, tanto nas culturas e plantas aromáticas da horta, como no jardim que para eles foi propositadamente semeado.
A excelente recetividade dos alunos e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais e técnicos perante este projeto, bem como o apoio logístico prestado pela Câmara Municipal do Barreiro, revelaram-se, uma vez mais, cruciais para o seu sucesso. A todos o nosso MUITO OBRIGADO

15.1. Link para a página da horta:

https://aecasquilhos.pt/?p=17930 e https://www.canva.com/design/DAFnAWJq1SI/DyMNgf2dIQ4FS93Md3UGnQ/edit?utm_content=DAFnAWJq1SI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton