Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os encarregados de educação das duas turmas envolvidas com regularidade no projeto (10ºC, de Ciências Socioeconómicas, e 10ºD, de Línguas e Humanidades) receberam alhos franceses, em janeiro, aquando das reuniões com os respetivos Diretores de Turma. Os da turma 10ºD receberam também favas, em abril.
O avô de um dos alunos, fundador do projeto em fevereiro de 2023, cedeu batatas greladas para plantarmos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Simultaneamente, professores e assistentes operacionais e/ou técnicas da escola também puderam levar para casa diversos produtos da horta e contribuírem com donativos, para assegurar a compra de novas plantas e sementes, bem como fertilizantes orgânicos, para assegurar a continuidade do projeto no próximo ano letivo.
Os alunos participantes e as suas famílias, como já foi referido, também levaram e consumiram produtos da horta.
As alunas da disciplina de Oficina de Design, da turma 12ºE (Artes Visuais), construíram placas para identificar as espécies cultivadas e também criaram telas sobre as árvores e plantas amigas dos insetos polinizadores.
Os alunos da disciplina de Matemática A, da turma 11ºA (Ciências e Tecnologias), realizaram medições e os cálculos necessários para determinar a área dos canteiros da horta.
Alguns alunos com Necessidades Educativas Específicas, com a supervisão das docentes de Educação Especial e a respetiva assistente operacional, puderam colher produtos da horta e participar na confecção de sopa na escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ao longo do ano letivo, cada grupo realizou 3 turnos de 30 minutos, de acordo com uma escala definida em setembro. Quando as condições atmosféricas não permitiram ir à horta, fizeram-se alterações nas escalas dos grupos, de modo a garantir o cumprimento de todos os turnos previstos. Os alunos que, por algum motivo, faltaram aos seus turnos, cumpriram-nos noutras datas a seguir.
Por isso, em todas as semanas de cada período letivo, à exceção da primeira e da última, houve sempre alunos a participar nas tarefas de manutenção da horta, orientados pelos professores envolvidos. Estes últimos asseguraram a realização das restantes tarefas, incluindo nas pausas letivas do Natal, Carnaval e Páscoa.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois, foram os professores e os alunos que passaram a usar enxadas e ancinhos para fazer os canteiros e os diferentes cultivos.
A fertilização foi feita com estrume de origem orgânica e, pela primeira vez, desde que o projeto se iniciou em finais de fevereiro de 2023, foi possível utilizar uma parte do composto obtido através da compostagem realizada na horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Regamos esporadicamente os resíduos para acelerar a sua decomposição. O arejamento está assegurado pelas características específicas do nossos compostor.
O refeitório da escola não cozinha as refeições. Apenas é usado para servir refeições em regime "take away" e, por isso, não produz resíduos úteis para a compostagem. Apenas o bar de alunos nos tem feito chegar borras de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Os canteiros 3, 6 e 7 (ver croqui) foram aqueles em que a consociação de culturas foi feita.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Dada a abundância de precipitação e à dimensão dos canteiros 2, 5 e 13 (ver croqui), a fava foi a cultura com mais produção. Destacamos ainda a tangerineira e o limoeiro, que produziram muito do que no ano letivo anterior.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Esporadicamente, os próprios alunos envolvidos no projeto também receberam produtos, assim como alguns encarregados de educação.
Também foi feita a partilha de produtos da horta com professores e assistentes operacionais e técnicas da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Dada a grande abundância de precipitação verificada desde meados do outono, quase não tem sido necessário regar as culturas. As poucas vezes em que se regou, foi usada água da chuva retirada dos depósitos e, apenas em outubro, foi usada água da rede de abastecimento público, na fase inicial dos cultivos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram usadas borras de café e cinzas, como repelente para caracóis e lesmas.
As ervas daninhas foram sendo mondadas, de acordo com o que foi possível fazer, devido às condições atmosféricas desfavoráveis.
As batateiras adoeceram com as constantes variações de temperatura e, possivelmente, excesso de precipitação. Não utilizámos calda bordalesa, o que ponderamos fazer no próximo ano letivo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Também ocorreu, à semelhança do ano letivo anterior, a confecção de sopa, com o envolvimento de alunos com Necessidades Educativas Específicas e a colaboração das docentes de Educação Especial. A sopa foi distribuída na sala de professores da escola.
Por fim, salienta-se que foram colocados ao dispor dos professores e assistentes operacionais e/ou técnicos muitos produtos frescos e biológicos, colhidos na horta. Para além de permitir a degustação de alfaces, alhos franceses, espinafres, acelgas, favas, batatas, entre outros produtos, de forma voluntária, cada pessoa pôde contribuir com donativos, para comprarmos novas plantas e sementes, assim como estrume.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Também determinaram o volume dos depósitos de armazenamento da água da chuva, existentes na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Cultivado a 3 de fevereiro, o Jardim rapidamente cresceu, destacando-se os girassóis entre as suas flores. Nas últimas semanas, têm sido muitos os insetos que o têm visitado e partilhado o pólen entre si.
No Dia das Artes, comemorado a 24 de abril, foi feita uma exposição, ao ar livre, de telas pintadas com plantas e árvores amigas dos polinizadores, uma vez mais, pelas alunas da turma do 12ºE de Artes Visuais.
Numa visita de estudo à Mata Nacional da Mata da Machada, em Palhais/Coina, sob a orientação dos técnicos do Centro de Educação Ambiental local, grupos de alunos construíram hotéis para insetos, reutilizando caixas de madeira, que foram preenchidas com canas, pinhas, folhas e outros materiais de origem vegetal. Seguidamente, optou-se por colocar os hotéis numa palete de madeira, na qual foram feitos alguns desenhos sobre insetos, tendo a mesma sido colocada junto a um muro da escola, para ficar abrigada do vento e, simultaneamente, a cerca de 20 metros da horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A excelente recetividade dos alunos e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais e técnicos perante este projeto, bem como o apoio logístico prestado pela Câmara Municipal do Barreiro, revelaram-se, uma vez mais, cruciais para o seu sucesso. A todos o nosso MUITO OBRIGADO
15.1. Link para a página da horta: