Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Infantário do Livramento (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 ANOS

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trazendo sementes ou plantas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sustentabilidade;
Confeção de sopas;
temperos com ervas aromáticas;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada sala vai à manutenção e recolha de produtos;

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza semanal e apanha de ervas daninhas com enterro das mesmas;
Deposição de cinzas para atenuar ou afugentar pragas;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves
espinagres
morangueiros
salsa
órégãos
macieira
bananeira
alfaces
tomateiros
aboboras

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

confeção de comidas/saladas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando se justifica, ou seja quando o solo está seco

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim, com cinza ou lavagem das folhas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

semanalmente os espinafres, alfaces e couves são apanhadas
concurso com pratos saudáveis ou com tradição;
as crianças acompanham as crescidas para explorar, cheiras, tocar e aoanhar as ervas aromáticas que tanto apreciam.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: