saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de dez anos
2. Área aproximada da horta (m²):
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
; «Cidadania; Espaço turma; Ciências Naturais e Físico-Química
3.3. N.º de alunos envolvidos:
24
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Tem sido os alunos em companhia com os seus pais que tem comprado as sementes e plantas para a horta. Contribuem com ideias para ajudar na solução dos problemas que vão surgindo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os legumes produzidos são vendidos aos docentes e não docentes, incentivando a prática da agricultura biológica e o consumo de produtos saudáveis.
Alguns alunos tem manifestado muito interesse, optando por abdicar do intervalo para cuidarem da horta. Local onde se sentem bem e integrados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Até ao final do segundo período a horta era visitada e cuidada semanalmente, neste momento é visitada diaramente. As tarefas são distribuídas pelos alunos, docentes e não docentes. Sendo os alunos que desempenham a maioria das tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização foi feita pelos funcionários no início do ano. Depois os alunos fertilizarm o solo com estrume de cavalo, borras de café e composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Um grupo de alunos está a recolher no refeitório e na sala de professores cascas de legumes e frutas. Semanalmente vai aos compostores, proceder à monitorização e tratamento.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos plantado espinafres, favas, tomateiros, alfaces, morangueiros, salsa, coentros, hortelã, tomilho,.
As cebolas, nabiças, feijão verde, agrião acabaram por não se desenvolver corretamente, acabando por morrer.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Dos legumes que já foram colhidos até agora, cerca de 5 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos são vendidos a pessoal docente e não docente.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos um sistema de rega automática, que neste momento está a regar duas vezes por dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que vamos à horta são colhidos manualmente os caracois. Colocamos cascas de ovo junto aos espinafres, contudo não foi muito eficaz.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Como referi em cima com cascas de ovo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta, tem sido a atividade mais relevante. Os conteudos da disciplina de Ciências Naturais estão diretamente relacionados com a horta. Desde os fatores que levam um planta a crescer, o seu papel nos ecossistemas; cadeias alimentares; relações interespecíficas e intraespecíficas. Os alunos sentem-se mais motivados e revelam melhores aprendizagens. Quando estão na horta tem de observar tudo que os rodeia e aplicar os conhecimentos que adquiriram na sala de aula.
Atividade 2:
Descrição:
A horta abriu portas para várias atividades, foi adicionado um canteiro de polinizadores ao lado da horta; foram construídos comedouros e bebedouros para pássaros; foi instalado um hotel de insetos. Atividades idealizadas e elaboradas exclusivamente pelos alunos. Os produtos da horta foram vendidos na sala de professores, mas os funcionários também aderiram com entusiasmo.
As ideias desenvolvidas na horta serviram de mote para novas ideias a colocar na Escola Verde em colaboração com a Junta de freguesia de Belém.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Já foram referidos em cima. Contudo a horta é sempre um projeto interessante, exigente do ponto de vista da manutenção e às vezes inglória a luta contra as diferentes pragas que vão surgindo. Mas o contacto com a terra, com o desenvolvimento das culturas, são aprendizagens que nenhuma sala de aula ou livro poderia dar aos alunos.
15.1. Link para a página da horta: