Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática; Português; Estudo do Meio; Educação para a Cidadania; TIC;

3.3. N.º de alunos envolvidos:

195

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

25

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanal, como voluntários, acompanham as turmas. Também fornecem os produtos para cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Educação ambiental: Os alunos aprendem, na prática, sobre a importância da agricultura sustentável, do ciclo das plantas e da preservação do ambiente. Desenvolvem também uma maior consciência ecológica.

Promoção de hábitos saudáveis: Ao cultivarem legumes e frutas, os alunos tornam-se mais recetivos a uma alimentação equilibrada, valorizando os alimentos frescos e naturais.

Responsabilidade e trabalho em equipa: A manutenção da horta exige organização, dedicação e colaboração. Os alunos aprendem a trabalhar em grupo, a respeitar os turnos e a cuidar das plantas com responsabilidade.

Envolvimento da comunidade: Alguns elementos da comunidade, como pais, avós ou vizinhos, participam com sementes, partilha de conhecimentos ou ajuda na manutenção da horta, criando laços mais fortes entre a escola e o meio envolvente.

Utilização dos produtos colhidos: Os produtos da horta podem ser usados na cantina escolar, vendidos em pequenas feiras ou doados a famílias carenciadas, promovendo a solidariedade e o consumo local.

Integração curricular: A horta é também um recurso educativo que pode ser integrado em várias disciplinas, como Ciências Naturais, Matemática (medição e contagem), Português (relatos, descrições), entre outras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de forma colaborativa, promovendo a responsabilidade e o trabalho em equipa entre os alunos. Geralmente, as tarefas são repartidas considerando turnos semanais ou diários, para que todos possam participar ativamente. Cada grupo ou turma fica responsável por atividades específicas. Além disso, os alunos aprendem a planear e registar as tarefas realizadas, garantindo que o cuidado com a horta seja contínuo e organizado. A supervisão do professor ou de um responsável ajuda a coordenar essas atividades e a orientar os alunos nas práticas corretas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro, começamos por limpar o terreno. Retiramos todas as pedras, lixo e plantas daninhas que estão no solo para deixar a área limpa e pronta para o cultivo. Assim, evitamos que essas plantas indesejadas roubem nutrientes das nossas sementes.

Depois, usamos a enxada para revolver a terra, mexendo bem o solo para que ele fique solto e arejado. Isso ajuda as raízes a crescerem melhor e a água a penetrar com facilidade.

Por fim, espalhamos o adubo orgânico que trouxemos por toda a área preparada. Misturamos o adubo com a terra usando o ancinho, garantindo que o solo fique rico em nutrientes para as plantas crescerem fortes e saudáveis.

Também tivemos ajuda da Junta de freguesia e dos pais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais da horta, cascas da fruta provenientes do refeitório da escola e ervas apanhadas no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantamos tomate junto com manjericão porque o manjericão afasta algumas pragas que atacam o tomate e ainda ajuda a melhorar o sabor dos frutos.
Cultivamos cenoura ao lado da cebola, já que a cebola protege a cenoura de insetos que podem prejudicar seu crescimento.
Plantamos alface entre plantas maiores, porque a alface cresce rápido e aproveita bem os espaços menores, aumentando a produtividade da horta.

Plantamos espinafres perto das couves, pois eles ocupam menos espaço e crescem rápido, aproveitando os espaços entre as couves.
As couves foram plantadas com espaçamento suficiente para que recebam luz e tenham espaço para se desenvolver bem.

Também incluímos plantas aromáticas como alecrim e manjericão perto das couves para ajudar a afastar pragas naturalmente.
Plantamos girassóis em toda a volta da horta, pois além de embelezar o espaço, eles atraem polinizadores e ajudam a proteger as plantas do vento.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na comunidade;
Consumo na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nesta escola,

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: