Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola S/3 de Pinhel (Pinhel)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do profissional que farão estágio na escola ficarão encarregues de regar as hortas assim como os funcionários ao longo do verão.
A manutenção tem sido feita por todos os intervenientes, sempre que as condições climatéricas e a oportunidade permite.
A colheita de alfaces e rabanetes foi realizada pelos alunos mais velhos (10ºD) que foi depois distribuida numa das refeições da cantina.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização é realizada pela equipa do Eco-escolas e pelos alunos envolvidos, à vez, sem qualquer tipo de problema a registar.
A limpeza tem estado mais encarregue dos alunos das medidas adicionais que gostam imenso de ir ver as hortas e retirar as ervas.
No entanto, há a registar que as nossas hortas são ainda uns "bebés" e precisam de tempo para crescer.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Além das culturas horticulas há Alecrim, Salvia, Lavanda, Calendulas e Pau-buxo.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Proxima semana temos 2kg de couve para apanhar e os primeiros morangos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Registo no dia 02 de junho - As primeiras regas já foram feitas porque o calor que se fez sentir nos últimos dias assim o justificou.
Foram os alunos mais velhos que se ocuparam da rega e assim farão até ao final do ano letivo. Após o término do ano letivo serão os funcionários a encarregar-se da rega e manutenção das hortas até ao início do próximo ano letivo. Em setembro será feita uma avaliação do estado da horta e iniciaremos, desde logo, as sementeiras/plantações possíveis para a época e continuaremos a rega sempre que se justifique.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
não ocorreu nenhuma infestação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos do profissional 10D estiveram envolvidos na colheita de alfaces (3Kg) e rabanetes (1Kg) numa aula de exterior com o professor João Neves. Nesta aula os alunos tiveram a oportunidade de aplicar conteúdos relacionados com os componentes dos legumes, o seu aspecto, texturas e sabores. A esta aula assistiram várias assistentes operacionais.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: