Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola S/3 de Pinhel (Pinhel)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Biologia e Geologia / Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

cerca de 30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas para aquisição de sementes. Alguns pais ofereceram sementes de rabanetes, alfaces, ervilhas, ...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto é ainda pequeno, uma vez que só iniciámos este ano, ainda assim começa já a haver interesse dos alunos na manutenção da horta e na colheita. Os alunos abrangidos pelo decreto lei 54, principalmente os alunos com medidas adicionais, gostam de ir ver a horta e retirar ervas. Ainda não foi preciso regar as hortas este ano, no entanto está já combinado que os alunos do profissional que ficam na escola para estágio irão ocupar-se dessa tarefa, assim como os funcionários terão uma responsabilidade nesse campo durante o verão. Os alunos do profissional que construiram as hortas (10D) procederam à colheita de alfaces e rabanetes que serviram para uma aula diferente e para uma das refeições da cantina. Os mais novos, além da sementeira, identificaram espécies e algumas encontram-se no caderno de campo da biodiversidade na nossa escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do profissional de proteção civil construiram as hortas e procederam às primeiras plantações. Os alunos do Eco-Escolas (5º e 6º ano) e alunos das medidas adicionais procederam à sementeira de ervilhas, rabanetes, ...
Os alunos do profissional que farão estágio na escola ficarão encarregues de regar as hortas assim como os funcionários ao longo do verão.
A manutenção tem sido feita por todos os intervenientes, sempre que as condições climatéricas e a oportunidade permite.
A colheita de alfaces e rabanetes foi realizada pelos alunos mais velhos (10ºD) que foi depois distribuida numa das refeições da cantina.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização foi feita no início da construção e ainda não foi necessário voltar a realizar esta tarefa.
A mobilização é realizada pela equipa do Eco-escolas e pelos alunos envolvidos, à vez, sem qualquer tipo de problema a registar.
A limpeza tem estado mais encarregue dos alunos das medidas adicionais que gostam imenso de ir ver as hortas e retirar as ervas.
No entanto, há a registar que as nossas hortas são ainda uns "bebés" e precisam de tempo para crescer.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Pretendemos iniciar esta tarefa no próximo ano letivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos Alfaces, Morangos, Couve-galega, Beterraba, Salsa, Rabanetes e Hortelã.
Além das culturas horticulas há Alecrim, Salvia, Lavanda, Calendulas e Pau-buxo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Já recolhemos 1kg de Rabanete e 3kg de Alface. Uma parte foi usada para uma salada para a turma do10D, que participou na construção e também na primeira colheita. O resto foi usado para a salada de todo o almoço da cantina do dia 9 Maio.
Proxima semana temos 2kg de couve para apanhar e os primeiros morangos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Recolhidos e distribuídos numa das refeições da cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ainda não foi feita nenhuma rega, uma vez que as condições climatéricas têm sido as mais favoráveis. (registado no dia 15 de maio).
Registo no dia 02 de junho - As primeiras regas já foram feitas porque o calor que se fez sentir nos últimos dias assim o justificou.
Foram os alunos mais velhos que se ocuparam da rega e assim farão até ao final do ano letivo. Após o término do ano letivo serão os funcionários a encarregar-se da rega e manutenção das hortas até ao início do próximo ano letivo. Em setembro será feita uma avaliação do estado da horta e iniciaremos, desde logo, as sementeiras/plantações possíveis para a época e continuaremos a rega sempre que se justifique.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita a monitorização de pragas e doenças com frequência, mas ainda
não ocorreu nenhuma infestação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula dada na horta e identificação química de componentes das alfaces e rabanetes.
Os alunos do profissional 10D estiveram envolvidos na colheita de alfaces (3Kg) e rabanetes (1Kg) numa aula de exterior com o professor João Neves. Nesta aula os alunos tiveram a oportunidade de aplicar conteúdos relacionados com os componentes dos legumes, o seu aspecto, texturas e sabores. A esta aula assistiram várias assistentes operacionais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As alfaces e os rabanetes recolhidos foram usadas para uma das refeições da cantina.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recolha das couves. Usadas para uma das refeições da cantina e para uma aula experimental de Biologia do 10º ano com as couves, onde foi realizado um processamento das couves para conserva, usando o método tradicional mais comum a fermentação (chucrute) com sal não iodado.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos envolveram-se com entusiasmo neste desafio. Apesar da inauguração das hortas ter sido no dia 21 de março, foi possível ver germinar, crescer e colher algumas culturas. Também foi bom perceber as culturas consociadas e perceber o equilíbrio entre elas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/watch/?v=1321432358911101