Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB S. Faustino (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existente é muito pequena, nem sempre é cultivada.

2. Área aproximada da horta (m²):

3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pré-escolar e primeiro ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

63

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias partilham sementes e plantas ao longo do ano. Sempre que necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos reconhecem e identificam as espécies desde a semente à planta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem a manutenção sempre que necessário. Todos os dias se verifica com o grupo do pré-escolar se há necessidade de intervenção. Todo o grupo participa na dinâmica da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é arejado, e fertilizado com estrume de animais cedido por famílias que têm hortas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O espaço exterior desta escola é maioritariamente em cimento o que dificulta a implementação de um compostor. No entanto, a escola tem balde de compostagem para os restos de comida que são recolhidos pela empresa de reciclagem do município.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces e cenouras
batata doce, ervilhas e feijão
favas e couves
girassol e pepinos
salsa, tomate e cenoura

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade é reduzida uma vez que a área da horta é reduzida, no entanto ao longo da escola existiam canteiros que foram transformados em horta, jardim e jardim de polinizadores

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cada aluno leva uma pequena quantidade do que se retirada horta e leva para as suas famílias. Por exemplo, cada criança levou uma cebola, um alho françês, semente de bróculos, 300 gramas de favas, salsa q.b. Ervilhas de quebrar, como há uma grande quantidade também damos à cantina da escola para que toda a comunidade possa saborear.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O ano tem sido muito chuvoso e ainda não sentimos necessidade de recorrer à rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação direta. Com "mesinhas" biológicas, como por exemplo cinza, solução de água com vinagre...

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

solução de água e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Apanha das favas. A envolvência das crianças na apanha das favas, na observação direta, na aquisição de diferentes competências das diferentes áreas com prazer. O número de crianças envolvidas foram 25 e a educadora e auxiliar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação da terra e sementeiras. Estes momentos permitem a criança inteirar-se através da ação ativa, de como os legumes aparecem no nosso prato. De onde vem? Como se semeia? umas são diretas na terra, outras tem de se preparar sementeiras. A riqueza das aprendizagens e da socialização, que atividades que permitem liberdade de ação e interação entre pares e grande grupo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

rega gota a gota. A descoberta de como tornar mais eficaz a rega uma vez que ao fim de semana ninguém podia regar a horta. Assim numa lógica de reaproveitamento das garrafas de plástico, de aproveitamento de águas pluviais, preparamos a rega gota a gota. O impacto nas crianças foi muito positivo uma vez que as consciencializa para a poupança da água e como podemos reutilizar recursos hídricos da natureza.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta permite as crianças tomarem consciência através da aprendizagem ativa, consciência sobre a importância de termos hortas em casa. No caso da nossa escola, o impacto ainda foi maior uma vez que o espaço é muito reduzido, no entanto perceberam que podemos ter hortas de várias formas e assim expandimos muito a nossa horta para todos os espaços possíveis. Esta consciencialização faz com que as crianças levem para casa, famílias, informação importante e a difundam na comunidade.

15.1. Link para a página da horta: