Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Soure (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Terceiro ano consecutivo

2. Área aproximada da horta (m²):

Canteiro pequeno - 10 metros quadrados Canteiro grande - 35 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas do º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

156

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas com a ajuda na preparação da horta para início de cultivo, no envio de sementes e plantas para a horta e na aquisição dos produtos produzidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A manutenção da horta biológica continua a provocar mudanças nos hábitos alimentares e nutricionais dos alunos(Educação Alimentar), é um meio para promover a saúde e uma melhor qualidade de vida para os alunos, e ainda contribuiu para a consciência ambiental e a luta contra o desperdício. Este ano tivemos um maior envolvimento das famílias que quiseram participar na preparação da horta e nos momentos de plantio e de sementeira.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente com as tarefas de limpeza de ervas daninhas e rega distribuídas por todas as turmas em sistema de rotatividade.
No momento da colheita esta é feita por todas as turmas em conjunto, para que haja um momento de partilha dos resultados alcançados por todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo: a área da horta está demarcada com um muro de pequena altura, depois de limpo, foi cavado superficialmente com máquina, tarefa feita pelos encarregados de educação em simultâneo com os alunos.
Mobilização do solo- tentámos fazer uma mobilização superficial em toda a superfície do solo e de seguida só na linha de sementeira.
Fertilização - foi adicionada alguma matéria orgânica (húmus) e alguns sacos de substrato hortícola, inicialmente e ao longo do ano, sempre que necessário, foi adicionado composto, resultante da compostagem que temos num canto da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Desperdício da cantina resultante da preparação das refeições, restos deixados pelos alunos aquando das refeições feitas na cantina, cascas, caroços e restos dos lanchinhos, restos do programa alimentar Fruta Escolar e ainda o que resulta da limpeza da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espaço grande - Batata, ervilhas, couves, favas, tomate cherie, tremoço, abóboras, rabanetes, curgete.
Espaço pequeno - Alfaces, cebola, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A totalidade das culturas , este ano, resultaram em cerca de 60Kg de produtos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são adquiridos por professores, funcionários da escola e encarregados de educação. este ano foram utilizadas as batatas na confeção de uma refeição na cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida em garrafões e poceiros colocados nas saídas das caleiras. Esta água é despejada num bidão contentor, daí é feita a trasfega em regadores para regar a horta. A rega é realizada mediante a necessidade das culturas e tentando só utilizar a água recolhida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta - aconteceram frequentemente (2 a 4 vezes por mês), abordam-se todos os tipos de conteúdos desde o português, matemática e estudo do meio até aos das expressões artísticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: