Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

12m 2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio; Matemática; Português; Expressão artística

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ajudam na plantação e na manutenção da horta, mensalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é importante porque os alunos podem ver como crescem os legumes e do quanto é importante cuidar deles para que cresçam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é regada 2 vezes por semana;
Apanhamos as ervas sempre que necessário;
Semanalmente há 4 alunos responsáveis por cuidar da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente cavámos a terra, depois recebemos um carregamento de terra com mais nutrientes e fertilizámos a terra com o nosso composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida; cascas das frutas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

cenouras juntas com as cebolas e os alhos
alfaces juntas com os tomates e espinafres

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Servem para fazer saladas e sopas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam 2 vezes por semana, ao início do dia, se não chover.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A nossa horta tem algumas plantas que servem de repelentes naturais de pragas, são elas: alecrim, alfazema e sardinheira

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira de outono realizada na escola, com o apoio e ajuda dos encarregados de educação e aberta a toda a comunidade. Os alunos participaram na venda dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizámos um festival das sopas com a ajuda e apoio dos pais, aberto a toda a comunidade.
Os alunos confecionaram um creme de cenoura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Quando estudámos os seres vivos em Estudo do Meio, os alunos puderam ver as diferentes fases da vida do feijão. Também puderam observar o crescimento de raízes numa batata-doce que posteriormente foi plantada na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: