Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância do Lumiar (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011, mas desativada há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas as áreas curriculares da educação pré-escolar - todos os docentes (monodocência)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

cedência de sementes, participação nos conselhos, divulgação das atividades realizadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprendem o ciclo de vida das plantas e dos alimentos, percebendo os cuidados a ter para o seu desenvolvimento. Tornam-se mais cuidadosos, atentos e empáticos para com a natureza.
Aprendem, de igual forma, a importância da alimentação saudável e como podem obter os alimentos de forma segura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sendo o espaço da horta grande, e um recurso de brincadeira livre, foram definidos quatro talhões, um para cada grupo de crianças.
Cada grupo definiu as culturas a semear no seu talhão. cada grupo é responsável por cuidar e manter o seu talhão, verificando a necessidade do terreno e da cultura.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do solo foram feitas pelas crianças com a colaboração com um técnico da Câmara Municipal de Lisboa - Divisão do Ambiente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Rabanete, alface, espinafre, beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

ainda não foram recolhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio e entrega às famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo de crianças verifica a necessidade de rega do seu talhão e se necessário, usa um regador para regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias os talhões são verificados para a necessidade de rega, monda e existência de pragas pelas crianças com a supervisão dos docentes e restante equipa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso literário do agrupamento - E se eu fosse uma semente...
Cada grupo de crianças elaborou um trabalho plástico sobre o título da obra sugerido. Exploraram o significado do mesmo e definiram estratégias de representação do mesmo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização de sementeiras na sala

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Observação, exploração e catalogação de sementes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/taniasilva24/eco-escolas-j-i-do-lumiar-jfdah2ju46v1mefa/slideshow/section/265969178