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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 19 de novembro de 2021
2. Área aproximada da horta (m²):
8 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Com o fornecimento de sementes e plantas, sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta tem gerado um impacto muito positivo tanto na comunidade escolar como nos próprios alunos, promovendo valores, competências e boas práticas que se refletem no dia-a-dia. Os alunos desenvolvem uma maior consciência ecológica, aprendendo na prática sobre sustentabilidade, ciclos da natureza e importância da preservação do meio ambiente; através da participação ativa na manutenção da horta, os alunos aprendem a trabalhar em conjunto, a respeitar tarefas partilhadas e a assumir responsabilidades; o contacto com a terra e o cultivo de alimentos contribuem para uma alimentação mais consciente e para o interesse por produtos frescos e naturais; professores, funcionários, alunos e até encarregados de educação envolvem-se no projeto, fortalecendo o espírito de comunidade e colaboração. Por fim, a horta serve de apoio a diversas disciplinas, como Ciências Naturais e Cidadania, proporcionando uma aprendizagem mais prática e contextualizada.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada de forma colaborativa, garantindo que exista sempre alguém responsável pela sua gestão e cuidado. Esta responsabilidade é partilhada entre funcionários, professores e alunos, promovendo o envolvimento de toda a comunidade educativa. As tarefas são atribuídas de forma rotativa, permitindo que todos participem ativamente. Entre as principais atividades incluem-se a rega das plantas, a remoção de ervas daninhas e de outras espécies que possam prejudicar o desenvolvimento saudável da horta. Esta organização assegura a continuidade dos cuidados e fomenta o sentido de responsabilidade e cooperação entre os envolvidos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo na horta foi realizada em diferentes etapas fundamentais para garantir boas condições para o cultivo das plantas.
Numa primeira fase, procedeu-se à limpeza do terreno, que consistiu na remoção de pedras, resíduos e ervas daninhas, garantindo um espaço limpo e pronto a ser trabalhado.
Seguiu-se a mobilização do solo, feita com o auxílio de enxadas, de modo a soltar a terra, facilitar a drenagem da água e permitir uma melhor penetração das raízes.
Por fim, realizou-se a fertilização, recorrendo preferencialmente a matéria orgânica, composto (existente na escola), enriquecendo o solo com os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das culturas. Esta fase foi essencial para garantir a fertilidade do terreno e uma produção saudável e sustentável.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com restos de comida e borras de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Diferentes tipos de sementes: abóbora, alface, feijão, ervilhas, salsa e tomate.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
500g
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
São utilizados na cantina da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita de forma sustentável, com recurso a métodos que promovem a poupança de água e o respeito pelo ambiente. Sempre que possível, reaproveita-se a água da chuva, que é recolhida e utilizada para regar a horta.
Além disso, foi implementado um sistema simples e eficaz com o uso de garrafas de água enterradas no solo, que vão libertando a água gradualmente, conforme as necessidades do terreno. Esta técnica, que permite uma rega mais controlada e eficiente, foi aplicada com base na sugestão dos técnicos do Laboratório da Paisagem, contribuindo para uma gestão mais consciente dos recursos hídricos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, é feita monitorização regular de pragas e doenças na horta, com bastante atenção e cuidado. Esta vigilância é realizada com frequência, de forma a identificar precocemente qualquer sinal que possa comprometer a saúde das plantas.
A observação é feita sobretudo de forma visual, por alunos, professores e funcionários envolvidos no projeto, permitindo detetar alterações nas folhas, presença de insetos ou outros sinais anómalos.
Sempre que se verifica algum problema, atua-se de imediato, recorrendo preferencialmente a métodos naturais ou biológicos, de forma a proteger as culturas sem prejudicar o ambiente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Em fevereiro, duas turmas do 8º ano, nas disciplnas de Cidadania e Ciências Naturais, cerca de 40 alunos, foram para a horta, com alguns professores e a colaboração de dois monitores do Laboratório da Paisagem, que partilharam os seus conhecimentos sobre todo o processo de sementeira. Ao longo da iniciativa, os alunos aprenderam as diferentes etapas envolvidas, desde a decomposição e preparação do composto, à quantidade adequada de terra, técnicas de rega e outros cuidados essenciais para garantir o desenvolvimento saudável das plantas. Esta colaboração permitiu uma experiência prática e enriquecedora, promovendo a sensibilização para a sustentabilidade e o respeito. Desde então, os alunos vão lá uma vez por mês e verificam como estão as suas novas plantas. Algumas delas vão sendo ulilizadas na cantina para consumo.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: