Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 19 de novembro de 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

8 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com o fornecimento de sementes e plantas, sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem gerado um impacto muito positivo tanto na comunidade escolar como nos próprios alunos, promovendo valores, competências e boas práticas que se refletem no dia-a-dia. Os alunos desenvolvem uma maior consciência ecológica, aprendendo na prática sobre sustentabilidade, ciclos da natureza e importância da preservação do meio ambiente; através da participação ativa na manutenção da horta, os alunos aprendem a trabalhar em conjunto, a respeitar tarefas partilhadas e a assumir responsabilidades; o contacto com a terra e o cultivo de alimentos contribuem para uma alimentação mais consciente e para o interesse por produtos frescos e naturais; professores, funcionários, alunos e até encarregados de educação envolvem-se no projeto, fortalecendo o espírito de comunidade e colaboração. Por fim, a horta serve de apoio a diversas disciplinas, como Ciências Naturais e Cidadania, proporcionando uma aprendizagem mais prática e contextualizada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de forma colaborativa, garantindo que exista sempre alguém responsável pela sua gestão e cuidado. Esta responsabilidade é partilhada entre funcionários, professores e alunos, promovendo o envolvimento de toda a comunidade educativa. As tarefas são atribuídas de forma rotativa, permitindo que todos participem ativamente. Entre as principais atividades incluem-se a rega das plantas, a remoção de ervas daninhas e de outras espécies que possam prejudicar o desenvolvimento saudável da horta. Esta organização assegura a continuidade dos cuidados e fomenta o sentido de responsabilidade e cooperação entre os envolvidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo na horta foi realizada em diferentes etapas fundamentais para garantir boas condições para o cultivo das plantas.
Numa primeira fase, procedeu-se à limpeza do terreno, que consistiu na remoção de pedras, resíduos e ervas daninhas, garantindo um espaço limpo e pronto a ser trabalhado.
Seguiu-se a mobilização do solo, feita com o auxílio de enxadas, de modo a soltar a terra, facilitar a drenagem da água e permitir uma melhor penetração das raízes.
Por fim, realizou-se a fertilização, recorrendo preferencialmente a matéria orgânica, composto (existente na escola), enriquecendo o solo com os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das culturas. Esta fase foi essencial para garantir a fertilidade do terreno e uma produção saudável e sustentável.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de comida e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes tipos de sementes: abóbora, alface, feijão, ervilhas, salsa e tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

500g

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São utilizados na cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita de forma sustentável, com recurso a métodos que promovem a poupança de água e o respeito pelo ambiente. Sempre que possível, reaproveita-se a água da chuva, que é recolhida e utilizada para regar a horta.
Além disso, foi implementado um sistema simples e eficaz com o uso de garrafas de água enterradas no solo, que vão libertando a água gradualmente, conforme as necessidades do terreno. Esta técnica, que permite uma rega mais controlada e eficiente, foi aplicada com base na sugestão dos técnicos do Laboratório da Paisagem, contribuindo para uma gestão mais consciente dos recursos hídricos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita monitorização regular de pragas e doenças na horta, com bastante atenção e cuidado. Esta vigilância é realizada com frequência, de forma a identificar precocemente qualquer sinal que possa comprometer a saúde das plantas.
A observação é feita sobretudo de forma visual, por alunos, professores e funcionários envolvidos no projeto, permitindo detetar alterações nas folhas, presença de insetos ou outros sinais anómalos.
Sempre que se verifica algum problema, atua-se de imediato, recorrendo preferencialmente a métodos naturais ou biológicos, de forma a proteger as culturas sem prejudicar o ambiente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em fevereiro, duas turmas do 8º ano, nas disciplnas de Cidadania e Ciências Naturais, cerca de 40 alunos, foram para a horta, com alguns professores e a colaboração de dois monitores do Laboratório da Paisagem, que partilharam os seus conhecimentos sobre todo o processo de sementeira. Ao longo da iniciativa, os alunos aprenderam as diferentes etapas envolvidas, desde a decomposição e preparação do composto, à quantidade adequada de terra, técnicas de rega e outros cuidados essenciais para garantir o desenvolvimento saudável das plantas. Esta colaboração permitiu uma experiência prática e enriquecedora, promovendo a sensibilização para a sustentabilidade e o respeito. Desde então, os alunos vão lá uma vez por mês e verificam como estão as suas novas plantas. Algumas delas vão sendo ulilizadas na cantina para consumo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: