Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Numa primeira fase, procedeu-se à limpeza do terreno, que consistiu na remoção de pedras, resíduos e ervas daninhas, garantindo um espaço limpo e pronto a ser trabalhado.
Seguiu-se a mobilização do solo, feita com o auxílio de enxadas, de modo a soltar a terra, facilitar a drenagem da água e permitir uma melhor penetração das raízes.
Por fim, realizou-se a fertilização, recorrendo preferencialmente a matéria orgânica, composto (existente na escola), enriquecendo o solo com os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das culturas. Esta fase foi essencial para garantir a fertilidade do terreno e uma produção saudável e sustentável.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Além disso, foi implementado um sistema simples e eficaz com o uso de garrafas de água enterradas no solo, que vão libertando a água gradualmente, conforme as necessidades do terreno. Esta técnica, que permite uma rega mais controlada e eficiente, foi aplicada com base na sugestão dos técnicos do Laboratório da Paisagem, contribuindo para uma gestão mais consciente dos recursos hídricos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A observação é feita sobretudo de forma visual, por alunos, professores e funcionários envolvidos no projeto, permitindo detetar alterações nas folhas, presença de insetos ou outros sinais anómalos.
Sempre que se verifica algum problema, atua-se de imediato, recorrendo preferencialmente a métodos naturais ou biológicos, de forma a proteger as culturas sem prejudicar o ambiente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: