Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta inicialmente dividida e designada "Horta Mandala" já existe há alguns anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Mais do que a questão das disciplinas, estão envolvidos sobretudo os alunos dos professores da equipa eco-escolas e os alunos do curso profissional de cozinha e pastelaria.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos reagiram muito bem à participação da horta social biológica, pois para além de muitos não terem um contacto direto com a terra também aprenderam como usar outras plantas para afastarem infestores, como o caso da utilização do cebolinho e do alho francês.
Compreenderam também a enorme diferença entre a agricultura intensiva e a agricultura biológica e o tempo, dedicação e número de trabalhadores envolvidos em cada uma destas formas de agricultura, que se repercute parcialmente na diferença de preço dos produtos obtidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É organizada de acordo com o tempo (a chuva não possibilitou muitas vezes os trabalhos), mas por norma estabeleciam-se 2 dias da semana em horário pós aulas para limpeza e manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita uma limpeza inicial com o retirar das divisões de modo a viabilizar o processo de plantação.
Foi dado um enorme apoio inicial por parte da Engenheira florestal Olga Brito que reuniu com professores e alunos para explicar o processo. Além do fornecimento da terra, usou-se adubo natural (guano), formaram-se os carreiros e foi ensinado todo o processo de plantação. Foi ensinado também a proteção da terra com caruma e com tela para evitar a exposição à geada e chuva excessiva, de modo a preservar ao máximo as plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ramos, folhas de árvores e cascas de fruta ou hortaliças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, alho francês e plantas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Famílias carenciadas identificadas pela JF de SAC e cozinha pedagógica da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É verificada a necessidade de água das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feito um controlo sobre a praga e doença de plantas a partir de fotos e consulta de doenças comuns nas culturas existentes. Existe também uma colaboração estreita neste sentido com a J.F de SAC.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galos e galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma das atividades mais significativas e que se realizou ao longo do ano foi a aprendizagem sobre os produtos obtidos na horta, a diferença da sua forma de obtenção e manutenção. Houve um forte empenho por parte dos alunos nessa aprendizagem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Pesquisa sobre plantas infestantes no nosso espaço escolar por parte de turmas de 8º ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: