Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Aulas de Orientação Educativa (AOE - 11 CT3 ) e Atividades Substitutivas (Centro de Apoio à Aprendizagem)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

29

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem plantas para cultivo e adquirem os produtos colhidos, revertendo os lucros para fins solidários.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos obtidos revertem a favor de entidades de solidariedade social, sensibilizando os alunos para causas sociais e proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências ao nível da agricultura biológica e do relacionais entre pares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por canteiros, os quais estão distribuídos por grupos de alunos com um líder responsável pela sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente procedeu-se à limpeza das ervas e vegetação do terreno. Como o solo não era o mais adequado foi possível requisitar terra para cultivo através da Junta de Freguesia, Câmara Municipal e de contatos de alguns alunos, não requerendo por esse motivo grandes necessidades de fertilização. Na próxima época de colheita já se recorrerá ao composto produzido (3 caixas compostoras).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada em 3 caixas compostoras com resíduos do corte da relva e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, pepino, pimento, melancia, morango, salsa, feijão verde, piripiri, melão, nabiças, estomas, espinafres, alface, alecrim, couve galega, portuguesa e coração, beterraba, cebolo, alho francês, cenoura, beringela, batata doce.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio dos cuidadores da horta e fins solidários. Os produtos colhidos são colocados à disposição da comunidade escolar que leva o(s) produto(s) colocando num mealheiro um valor monetário que considerem adequado, o qual reverte para uma instituição de solidariedade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

São utilizados garrafões, preparados para o efeito, para a recolha da água da chuva, no entanto a rega automática ocorre 3 vezes por dia (início da madrugada, início da manhã e fim da tarde).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta e é bissemanal. Para evitar as pragas e doenças recorremos à plantação de cravos túnicos, alecrim e zínias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante os meses de abril, maio e junho, 4 alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, medidas adicionais, uma hora por semana, participaram ativamente no cultivo da horta. Os alunos orientados pela docente das aprendizagens substitutivas de expressões do Centro de Apoio às Aprendizagens e um assistente operacional, semearam em cuvetes biológicas e após a germinação transplantaram as plantas (ervas aromáticas, legumes e flores) na horta. As tarefas de manutenção da horta, rega, limpeza e colheita, distribuíram-se aos alunos. Os produtos colhidos da horta foram distribuídos pelos alunos a docentes e assistentes operacionais que interagem com as suas dinâmicas escolares.
Acresce, a decoração da horta com flores de plástico, com materiais recicláveis e o restauro do espantalho “ Bela Espanta “, produzido no ano letivo anterior, no âmbito do mesmo projeto.
Durante as várias sessões desta atividade os alunos desenvolveram estímulos sensoriais, o tocar na terra, cheirar as plantas, sentir texturas. No final, promoveu-se um momento de partilha, com outros alunos, onde cada aluno explicava o que fez e o que aprendeu, consolidando o trabalho em equipa e a autoestima. A atividade foi inclusiva, motivadora e interdisciplinar. A horta revelou- se uma ferramenta pedagógica poderosa, promovendo aprendizagens práticas, desenvolvimento pessoal e sensibilização ambiental para todos os alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe uma mesa de germinação de apoio às culturas.
A horta foi dividida em canteiros para tornar o cultivo mais funcional.
Foi instalado um sistema de rega automático e, ainda, um painel fotovoltaico para microprodução.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/site/percursosdafilosofia/educacao-para-a-cidadania/campanhas-de-solidariedade