Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Quem dinamiza a horta são as coordenadoras

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através dos alunos, colaboram disponibilizando sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar tem um impacto significativo tanto na comunidade quanto nos alunos, promovendo benefícios educacionais, sociais, ambientais e de saúde. Uma das psicólogas da escola tem recorrido à horta escolar com alguns alunos por ser um ambiente descontraído e desta forma conseguir maior colaboração na terapia por parte dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente às 2feiras e 4feiras são executados os trabalhos na horta com os alunos inscritos e com as coordenadoras do Eco-Escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos limparam a horta, removendo folhas secas, pedras e ervas daninhas. Em seguida, mobilizaram o solo, revolvendo a terra para melhorar a aeração e facilitar o crescimento das raízes. Por fim, fertilizaram o terreno manualmente, aplicando adubo orgânico e estrume para enriquecer o solo. Essas atividades promoveram a aprendizagem prática e incentivaram a sustentabilidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: