Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Melgaço (Melgaço)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve início neste ano letivo, em janeiro, marcando o começo de um projeto sustentável que promove a educação ambiental, o cultivo responsável e a valorização da biodiversidade dentro da comunidade escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas das culturas da horta foram trazidas pelos próprios alunos, enriquecendo o espaço com espécies cultivadas em casa. A frequência da sua participação varia consoante os diferentes desenvolvimentos que a evolução da horta apresenta e as atividades diversificadas que a escola organiza, incentivando constantemente o envolvimento dos alunos, como na construção de hotéis para os insetos polinizadores.
Além disso, sempre que se realizam atividades comemorativas, as famílias são convidadas a visitar a horta, permitindo-lhes acompanhar de perto a sua evolução ao longo do tempo e reforçar a ligação entre a comunidade escolar e a natureza.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto demonstrou que, através do trabalho em equipa e da paixão pela natureza, é possível construir um futuro mais verde e sustentável. Além de reforçar a importância da colaboração e do respeito pelo meio ambiente (atitude cívica), promoveu práticas agrícolas que preservam a biodiversidade e minimizam o impacto ecológico. Os alunos não só desenvolveram competências práticas relacionadas com o cuidado de uma horta e de um jardim, como também aprofundaram o seu entendimento sobre ecossistemas e sustentabilidade.
Ao envolver a comunidade local – incluindo pais e familiares –, o projeto fortaleceu os laços sociais e incentivou a educação ambiental, sensibilizando para a necessidade de proteger e valorizar a produção local e os recursos naturais. Com o empenho de todos, esta iniciativa tornou-se um exemplo inspirador de como podemos cultivar não apenas flores e alimentos, mas também um sentido de responsabilidade e cuidado com o planeta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada em canteiros, cada um atribuído a uma turma, incluindo um grupo de crianças da educação pré-escolar, que ficam responsáveis pelas mondas e regas das suas áreas. A manutenção mais exigente, como as regas regulares, é assegurada pelos assistentes operacionais, garantindo o cuidado e o bom desenvolvimento das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início de janeiro, devido à tendência do solo da horta para se compactar facilmente, foi necessário proceder à sua mobilização. Para tal, recorreu-se ao uso de um trator, complementado pela cava manual com enxadas e ancinhos, permitindo o nivelamento do terreno e a remoção de detritos como pedras, galhos, raízes e resíduos biológicos.
Para promover a fertilidade do solo, alguns resíduos foram deixados intencionalmente, permitindo a sua decomposição natural e a incorporação de nutrientes essenciais, como o azoto.
As fases seguintes incluíram a adição de matéria orgânica para enriquecer o solo, a delimitação de talhões e a criação de carreiros de circulação, respeitando a planta delineada para a horta e assegurando uma disposição eficiente das áreas de cultivo. Paralelamente, procedeu-se à limpeza dos canteiros, com a remoção de ervas espontâneas que se haviam desenvolvido, garantindo um espaço propício ao crescimento saudável das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas foram desenvolvidas em consociação para otimizar o espaço disponível e maximizar os benefícios das interações entre as espécies.
Ao longo de toda a horta, cultivamos uma diversidade de hortícolas, incluindo couve-brócolo, couve-lombarda, alho-francês, beterraba, espinafres, batatas, feijoeiros, abóboras, agriões, milho e alho, consoante a época do ano.
Dispomos de três canteiros dedicados a plantas aromáticas, que desempenham um papel essencial na atração de insetos auxiliares da agricultura e de polinizadores. Entre as espécies presentes, destacam-se o alecrim, funcho, cidreira, hortelã, tomilho, erva-príncipe, manjericão, rosmaninho, loureiro, entre outras.
Além disso, temos plantas frutíferas, como os morangueiros, que foram estrategicamente dispostos ao longo da orla da horta.
Para fortalecer a presença de polinizadores, espalhámos diversas plantas floridas amigas destes insetos, como calêndulas, petúnias, girassóis e éricas, promovendo um ambiente biodiverso e equilibrado.
Como parte da iniciativa educativa, foram instalados hotéis de insetos, construídos pelos alunos do 6.º ano, para proporcionar abrigo a polinizadores essenciais ao ecossistema. As crianças do pré-escolar também contribuíram para este projeto, criando bebedouros para insetos e um espantalho com materiais reutilizados, reforçando a consciência ambiental e a sustentabilidade da horta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A nossa horta é ainda bastante recente e, durante o primeiro período, o foco esteve na preparação do espaço, razão pela qual as culturas só tiveram início em janeiro, no segundo período letivo.
Algumas produções serão colhidas apenas no final do ano letivo, como a couve-brócolo, a couve lombarda, as beterrabas, os espinafres, o alho-francês, o feijão-verde e as batatas, enquanto outras, como as abóboras e o milho, só estarão prontas para a colheita no início do próximo ano letivo.
No entanto, já se procedeu à primeira colheita, recolhendo cerca de 25 pés de alface e alguns morangos, marcando o começo da produção da horta neste mês de maio.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Até ao momento, as alfaces e os morangos colhidos foram aproveitados pelos alunos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da horta biológica.
As próximas colheitas serão encaminhadas para a cantina da escola, onde serão utilizadas na confeção de sopas e saladas, promovendo o consumo de alimentos frescos e saudáveis cultivados pelos próprios alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada conforme as necessidades das plantas, sendo assegurada tanto pelos alunos como pelos assistentes operacionais. No entanto, devido às intensas chuvas deste ano, a necessidade de rega tem sido menor do que o esperado.
Quando necessária, a rega é efetuada através do enchimento de regadores numa torneira próxima da horta ou diretamente com recurso a uma mangueira, garantindo a hidratação adequada das culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização foi realizada por observação direta, não tendo sido identificadas pragas ou doenças nas culturas até ao momento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Plantação de outras espécies que afugentam as pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Entre os dias 26 e 30 de maio, decorreu na nossa escola a tão esperada Semana Cultural e Científica, uma iniciativa que promoveu o talento e o conhecimento dos alunos em diversas áreas, despertando o interesse pelo saber científico e pela preservação ambiental.
Os alunos tiveram a oportunidade de expor os seus trabalhos na sala de convívio e na horta escolar, apresentando cartazes ilustrativos, maquetes detalhadas, slogans criativos e hotéis de insetos construídos na disciplina de Ciências Naturais, sensibilizando a comunidade para a importância da biodiversidade e dos polinizadores.
A exposição integrou as comemorações do Dia Mundial da Abelha (20 de maio) e do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), com os alunos do 6.º ano a criarem slogans educativos sobre a relevância das abelhas na polinização e na agricultura, alertando para os riscos da sua diminuição. No âmbito do Desafio Tetrapak e Compal – Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente, foram reutilizadas embalagens da Compal para criar representações de abelhas, sensibilizando para a conservação da espécie.
Inspirados pela importância dos polinizadores, os alunos da turma 6.ºC construíram Hotéis para Insetos Polinizadores, instalados na exposição e na Horta Jardim BIO, proporcionando abrigo a joaninhas, abelhas solitárias, borboletas e outros insetos essenciais à biodiversidade. Para a sua criação, utilizaram materiais naturais como pinhas, cascas de nozes e bolotas, rolhas, galhos e cascas de eucalipto, garantindo nichos seguros para a hibernação e reprodução das espécies ao longo do ano.
Foi uma semana repleta de descobertas, aprendizagens e momentos inesquecíveis!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No dia 30 de maio, tivemos a honra de receber a visita da Quinta de Soalheiro, de Melgaço, que organizou e dinamizou várias atividades práticas e educativas.
Entre as iniciativas, destacaram-se um workshop sobre plantas aromáticas, onde os participantes (pré-escolar e 1.º ciclo) puderam aprender sobre os seus benefícios e aplicações, e a plantação de diversas espécies aromáticas na Horta Biológica da escola, enriquecendo o espaço com novas variedades e promovendo a sustentabilidade ambiental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ebsmelgaco.com/wordpress1/