Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária de Melgaço (Melgaço)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Além disso, sempre que se realizam atividades comemorativas, as famílias são convidadas a visitar a horta, permitindo-lhes acompanhar de perto a sua evolução ao longo do tempo e reforçar a ligação entre a comunidade escolar e a natureza.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao envolver a comunidade local – incluindo pais e familiares –, o projeto fortaleceu os laços sociais e incentivou a educação ambiental, sensibilizando para a necessidade de proteger e valorizar a produção local e os recursos naturais. Com o empenho de todos, esta iniciativa tornou-se um exemplo inspirador de como podemos cultivar não apenas flores e alimentos, mas também um sentido de responsabilidade e cuidado com o planeta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Para promover a fertilidade do solo, alguns resíduos foram deixados intencionalmente, permitindo a sua decomposição natural e a incorporação de nutrientes essenciais, como o azoto.
As fases seguintes incluíram a adição de matéria orgânica para enriquecer o solo, a delimitação de talhões e a criação de carreiros de circulação, respeitando a planta delineada para a horta e assegurando uma disposição eficiente das áreas de cultivo. Paralelamente, procedeu-se à limpeza dos canteiros, com a remoção de ervas espontâneas que se haviam desenvolvido, garantindo um espaço propício ao crescimento saudável das plantas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo de toda a horta, cultivamos uma diversidade de hortícolas, incluindo couve-brócolo, couve-lombarda, alho-francês, beterraba, espinafres, batatas, feijoeiros, abóboras, agriões, milho e alho, consoante a época do ano.
Dispomos de três canteiros dedicados a plantas aromáticas, que desempenham um papel essencial na atração de insetos auxiliares da agricultura e de polinizadores. Entre as espécies presentes, destacam-se o alecrim, funcho, cidreira, hortelã, tomilho, erva-príncipe, manjericão, rosmaninho, loureiro, entre outras.
Além disso, temos plantas frutíferas, como os morangueiros, que foram estrategicamente dispostos ao longo da orla da horta.
Para fortalecer a presença de polinizadores, espalhámos diversas plantas floridas amigas destes insetos, como calêndulas, petúnias, girassóis e éricas, promovendo um ambiente biodiverso e equilibrado.
Como parte da iniciativa educativa, foram instalados hotéis de insetos, construídos pelos alunos do 6.º ano, para proporcionar abrigo a polinizadores essenciais ao ecossistema. As crianças do pré-escolar também contribuíram para este projeto, criando bebedouros para insetos e um espantalho com materiais reutilizados, reforçando a consciência ambiental e a sustentabilidade da horta.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Algumas produções serão colhidas apenas no final do ano letivo, como a couve-brócolo, a couve lombarda, as beterrabas, os espinafres, o alho-francês, o feijão-verde e as batatas, enquanto outras, como as abóboras e o milho, só estarão prontas para a colheita no início do próximo ano letivo.
No entanto, já se procedeu à primeira colheita, recolhendo cerca de 25 pés de alface e alguns morangos, marcando o começo da produção da horta neste mês de maio.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As próximas colheitas serão encaminhadas para a cantina da escola, onde serão utilizadas na confeção de sopas e saladas, promovendo o consumo de alimentos frescos e saudáveis cultivados pelos próprios alunos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando necessária, a rega é efetuada através do enchimento de regadores numa torneira próxima da horta ou diretamente com recurso a uma mangueira, garantindo a hidratação adequada das culturas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos tiveram a oportunidade de expor os seus trabalhos na sala de convívio e na horta escolar, apresentando cartazes ilustrativos, maquetes detalhadas, slogans criativos e hotéis de insetos construídos na disciplina de Ciências Naturais, sensibilizando a comunidade para a importância da biodiversidade e dos polinizadores.
A exposição integrou as comemorações do Dia Mundial da Abelha (20 de maio) e do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), com os alunos do 6.º ano a criarem slogans educativos sobre a relevância das abelhas na polinização e na agricultura, alertando para os riscos da sua diminuição. No âmbito do Desafio Tetrapak e Compal – Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente, foram reutilizadas embalagens da Compal para criar representações de abelhas, sensibilizando para a conservação da espécie.
Inspirados pela importância dos polinizadores, os alunos da turma 6.ºC construíram Hotéis para Insetos Polinizadores, instalados na exposição e na Horta Jardim BIO, proporcionando abrigo a joaninhas, abelhas solitárias, borboletas e outros insetos essenciais à biodiversidade. Para a sua criação, utilizaram materiais naturais como pinhas, cascas de nozes e bolotas, rolhas, galhos e cascas de eucalipto, garantindo nichos seguros para a hibernação e reprodução das espécies ao longo do ano.
Foi uma semana repleta de descobertas, aprendizagens e momentos inesquecíveis!
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Entre as iniciativas, destacaram-se um workshop sobre plantas aromáticas, onde os participantes (pré-escolar e 1.º ciclo) puderam aprender sobre os seus benefícios e aplicações, e a plantação de diversas espécies aromáticas na Horta Biológica da escola, enriquecendo o espaço com novas variedades e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: