Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências, Educação Visual, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contacto direto dos alunos com a natureza;
Ensino de práticas sustentáveis;
Promover a alimentação saudável,
confecção de alguns alimentos da horta,
reduzir o desperdício alimentar;
Trabalho em equipa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em duas partes; numa parte existem ervas aromáticas e na outra plantas comestíveis. A rega da horta é feita no período da manhã em dias alternados; sempre que necessário são retiradas as ervas daninhas, folhas secas, e possível lixo, a colheita é feita sempre que as plantas atingem o ideal. Os alunos são repartidos em dois grupos e as tarefas são distribuídas.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita a remoção de ervas daninhas, resíduos de culturas anteriores, pedras e outros detritos. A terra é trabalhada e envolta com a ajuda de um sacho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, pimento, couves, ervas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1kg de cada

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo dos alunos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: