Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica da Venda do Pinheiro (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

nas aulas de CN e nos intervalos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Participação na preparação dos canteiros, estes canteiros estão muito degradados

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

pelos eco alunos

7. Como é feita a preparação do solo?

com material adquirido com a venda de garrafas de plásticos

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

garrafas de plástico

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

aromáticas e saladas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

doação aos alunos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

os eco alunos estão encarregados do mesmol

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

visual e semanal

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos fizeram o plantio, rega e vigilância

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Recolha de plásticos para comprar substrato

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Material para cortar garrafões

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://drive.google.com/drive/folders/1JvqEHmRUOHq8HloyhVUtuTVefvVPaQt8