Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica do Prior Velho (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não estão diretamente/presencialmente envolvidas mas fazemos partilhas nos nossos grupos e, além de acompanhar, comentam e vivenciam as experiências connosco, comentando e elogiando o trabalho das crianças. No entanto, foi através das famílias que adquirimos as sementes e plantas a utilizar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecer todo o processo, desde o semear até ao colher, incentivando a uma alimentação mais saudável e sustentável, através do cultivo de alimentos sem aditivos. Sentimos que as crianças ficam motivadas a comer os alimentos provenientes da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelas 4 salas de pré-escolar, num sistema rotativo, semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças e adultos das salas realizam a limpeza de ervas daninhas e observação dos alimentos plantados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram cultivados coentros, espinafre, batata, feijão, alface e courguete.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não conseguimos prever, uma vez que até à data permitida para enviar as evidências, ainda não conseguimos colher todos os alimentos semeados, devido ao inverno rigoroso que se fez sentir.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Pretendemos confecionar algumas receitas propostas em sala de aula pelas crianças.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada através da água da chuva através da rede pública. Regamos logo de manhã cedo ou ao final do dia, evitando as horas de maior calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta. Não tivemos quaisquer problemas a esse nível.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de saladas duas vezes no 1º semestre: estiveram envolvidos 9 adultos e 90 crianças. As crianças colheram, lavaram, cortaram, temperaram e comeram as saladas ao almoço na escola. Ao partilhar com as famílias estas atividades, algumas crianças passaram a comer em casa saladas com maior regularidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/filipa77simao/projetos-a-e-e-g-2024-25-2023-24-rfbwapn2fjdrstjk