Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Promover uma alimentação saudável;
- Desenvolver o trabalho colaborativo;
- Desenvolver competências funcionais nos alunos de Educação Especial;
- Fomentar a Educação ambiental.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza, a rega e a manutenção são também realizadas semanalmente com a colaboração de vários alunos, docentes e funcionários.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta serve de palco para diferentes atividades:
- lecionação de conteúdos de Matemática como perímetros e áreas (recorrendo à geometria dos canteiros);
- Lecionação de conteúdos de Ciências Naturais como observação da biodiversidade vegetal e animal; medição do PH do solo; monitorização da humidade; etc.
- Promoção do desenvolvimento de diversas competências funcionais dos alunos de Educação Especial.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Cada vez que existem produtos/legumes prontos a colher é realizada uma venda dos mesmos, dinamizada por alunos da Educação Especial e respetivos docentes. Tal bancada é muito concorrida pela comunidade escolar a qual adere bem compra dos produtos devido à excelente qualidade e frescura dos mesmos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Indo de encontro às temáticas trabalhadas no 2.º e 3.º ciclos sobre a Alimentação, a horta visa conduzir a comunidade escolar à prática de uma alimentação saudável disponibilizando uma variedade de produtos de excelente qualidade a todos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: