Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

150

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, Ciências da Naturais e Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta tem um impacto significativo tanto na comunidade como nos alunos. Ela promove a conscientização sobre alimentação saudável, sustentabilidade e o desenvolvimento de competências práticas. Aqui estão alguns exemplos de como ela pode contribuir positivamente:
- Promover uma alimentação saudável;
- Desenvolver o trabalho colaborativo;
- Desenvolver competências funcionais nos alunos de Educação Especial;
- Fomentar a Educação ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Projeto direcionado para alunos com necessidades específicas da nossa escola, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências funcionais, a comunicação, a responsabilidade e a autonomia. Tem a colaboração das turmas onde estão inseridos esses alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita semanalmente, recorrendo-se ao material obtido no compostor existente na escola e/ou excrementos de cavalo para a fertilização do solo.
A limpeza, a rega e a manutenção são também realizadas semanalmente com a colaboração de vários alunos, docentes e funcionários.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com materiais do refeitório da nossa escola e restos de legumes e fruta trazidos pelos alunos das diferentes turmas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de alfaces, alhos francês, couves, morangueiros e brócolos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade é variável, contudo nesta altura (fevereiro) já se recolheram cerca de 4 Kg de alfaces e cerca de 20 Kg de couves.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade escolar em forma de cabazes ou em quilogramas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega automática à noite ou rega manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas - mistura de água e vinagre em quantidades iguais.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta

A horta serve de palco para diferentes atividades:
- lecionação de conteúdos de Matemática como perímetros e áreas (recorrendo à geometria dos canteiros);
- Lecionação de conteúdos de Ciências Naturais como observação da biodiversidade vegetal e animal; medição do PH do solo; monitorização da humidade; etc.
- Promoção do desenvolvimento de diversas competências funcionais dos alunos de Educação Especial.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na Escola/Bancada da horta

Cada vez que existem produtos/legumes prontos a colher é realizada uma venda dos mesmos, dinamizada por alunos da Educação Especial e respetivos docentes. Tal bancada é muito concorrida pela comunidade escolar a qual adere bem compra dos produtos devido à excelente qualidade e frescura dos mesmos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A promoção de uma alimentação saudável na comunidade escolar

Indo de encontro às temáticas trabalhadas no 2.º e 3.º ciclos sobre a Alimentação, a horta visa conduzir a comunidade escolar à prática de uma alimentação saudável disponibilizando uma variedade de produtos de excelente qualidade a todos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/aemoinhosarroja.pt/hortacheirosesabores/p%C3%A1gina-inicial