Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Caxarias (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de treze anos, embora haja anos em que não se tenha dinamizado.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube da Solidariedade e Horta pedagógica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta é sentida como uma importante mais valia pela comunidade escolar. Para além do envolvimento direto dos alunos que participam nas atividades do Clube de Solidariedade e da horta pedagógica, muitos outros alunos foram sendo chamados a darem os seus contributos na preparação dos canteiros, nas sementeiras e plantações, na rega e manutenção das culturas e nas colheitas. Constatou-se, também, um total respeito por parte da generalidade dos alunos, pelos espaços afetos à horta, bem como pelas culturas aí instaladas.
As muitas visitas formais e informais à horta, as vendas de “legumes, aromáticas, produzidos na nossa escola”, bem como as várias notícias publicadas no jornal da escola, contribuíram para um maior impacto da horta na comunidade e nos alunos.
As cascas de banana da sala de professores continuaram a ser recolhidas ao longo do ano e colocadas no compostor da horta, em articulação com os alunos do Clube Eco-Escolas.
As folhas e restantes resíduos orgânicos varridos no espaço escolar foram sendo também encaminhados para o compostor da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram aproveitadas algumas sessões do Clube de Solidariedade e Horta pedagógica para desenvolver os trabalhos de preparação dos canteiros, de plantação e sementeira e de manutenção da horta, com a participação ativa dos alunos. Devido à reduzida precipitação foi necessário proceder a regas semanais de parte significativa das culturas. Nos períodos sem atividade letiva, a rega foi sendo assegurada pelos assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com pequenos instrumentos manuais e a fertilização é feita com o composto obtido no compostor da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, ramos das árvores dos espaços exteriores da escola, sobrantes da horta e cascas de fruta da sala dos professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Durante este ano foram cultivadas várias variedades de couves, favas, pimentos, alfaces, abóboras, espinafres, tomate, salsa, alecrim, erva príncipe e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

60 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que possível, aproveitou-se a rega natural da água da chuva.
Os canteiros foram sendo regados sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Coelhos, piolhos, escaravelhos, algumas lagartas e caracóis, que foram controlados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - venda dos produtos, semanalmente de acordo com as colheitas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Transição de ciclo - atividade dirigida aos alunos do 4.º ano, que ocorre durante uma manhã no final do ano letivo. Os alunos do Clube dão a conhecer as atividades do Clube. A realizar a 11 de junho.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Em colaboração com o projeto Rede de Clube de Ciência viva na Escola, procedeu-se à recolha de imagens de alguma da Biodiversidade da Horta e procedeu-se à sua identificação. Esta recolha deu origem a uma exposição para a comunidade escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/p/Agrupamento-de-Escolas-de-Caxarias-61559489492540/; https://acmlp.pt/; Instagram: agrupamento_caxarias