Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano- uma vez que mudamos de instalações. Na Escola da Congosta tínhamos uma horta há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º ciclo e EV/Artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

400

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na preparação do terreno;
No envio de plantas e sementes;
Sempre que solicitados;

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos respeitam o espaço da horta, tendo cuidado no tipo de brincadeiras que praticam no espaço circundante da mesma;
- Vários alunos fazem, autonomamente, limpezas no espaço da horta e espaços comuns da escola;
- Os alunos gostam e querem experimentar os sabores dos alimentos, ali, cultivados;
- Os alunos querem e gostam de participar nas tarefas de preparação e manutenção da horta escolar;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos deslocam-se às horta com os seus professores;
- Organizam-se equipas de limpeza inicial do terreno com os professores;
- No período da manhã, quando a horta é regada, os alunos que chegam mais cedo, trabalham em equipa com a AO que nos apoia na rega, fora da hora do calor;

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do terreno teve o apoio:
- Câmara Municipal de Estarreja;
- Turmas dos 2º e 3º ciclos
- Alunos do 1º ciclo;
- Um avô;
Para a plantação, usamos composto do nosso compostor. Não utilizamos químicos na nossa horta escolar;
- A rega é realizada de manhã cedo, com a colaboração dos 1ºs alunos que chegam à escola e de uma Assistente Operacional;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os restos das frutas recolhidas na cantina da escola, com baldes utilizados para o efeito; Utilizamos as borras de café que recolhemos, semanalmente, no bufete da nossa escola; Cascas de ovos recolhidas de uma confeitaria da localidade;
Na sala de professores, são recolhidos, restos de fruta para o compostor;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; Tomate; Couve; Couve roxa; feijão; abóbora; girassóis; Feijão verde; flores variadas; ervas aromáticas variadas (salvia, alecrim...)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

8 quilos... até então

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos pelos alunos, sempre que possível... Os alunos levam para consumir em casa;

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pela manhã. Quando há água recolhida da chuva, a mesma é utilizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

É habitual colocar cinzas para repelir algumas pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola:
A Feirinha da Primavera foi um evento que incentivou e envolveu os 600 alunos da nossa escola e toda a comunidade educativa. Os produtos da região, as tradições, os produtos da terra foram, aqui, muito valorizados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alimentos com produtos da horta:
Participar na preparação da terra, no cultivo, na recolha e, por fim, consumir o que se produziu é a escola no seu pleno.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na Horta:
As turmas deslocam-se à horta, frequentemente, para trabalhar conteúdos no âmbito das diversas disciplinas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Participação no concurso "Super Horta Escolar";
- Com um convite de reconhecimento pelo trabalho realizado em que as coordenadoras estarão presentes no Encontro nacional: AgroBioTech.

15.1. Link para a página da horta: