Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No envio de plantas e sementes;
Sempre que solicitados;
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Vários alunos fazem, autonomamente, limpezas no espaço da horta e espaços comuns da escola;
- Os alunos gostam e querem experimentar os sabores dos alimentos, ali, cultivados;
- Os alunos querem e gostam de participar nas tarefas de preparação e manutenção da horta escolar;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Organizam-se equipas de limpeza inicial do terreno com os professores;
- No período da manhã, quando a horta é regada, os alunos que chegam mais cedo, trabalham em equipa com a AO que nos apoia na rega, fora da hora do calor;
7. Como é feita a preparação do solo?
- Câmara Municipal de Estarreja;
- Turmas dos 2º e 3º ciclos
- Alunos do 1º ciclo;
- Um avô;
Para a plantação, usamos composto do nosso compostor. Não utilizamos químicos na nossa horta escolar;
- A rega é realizada de manhã cedo, com a colaboração dos 1ºs alunos que chegam à escola e de uma Assistente Operacional;
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na sala de professores, são recolhidos, restos de fruta para o compostor;
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A Feirinha da Primavera foi um evento que incentivou e envolveu os 600 alunos da nossa escola e toda a comunidade educativa. Os produtos da região, as tradições, os produtos da terra foram, aqui, muito valorizados.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Participar na preparação da terra, no cultivo, na recolha e, por fim, consumir o que se produziu é a escola no seu pleno.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As turmas deslocam-se à horta, frequentemente, para trabalhar conteúdos no âmbito das diversas disciplinas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
- Com um convite de reconhecimento pelo trabalho realizado em que as coordenadoras estarão presentes no Encontro nacional: AgroBioTech.
15.1. Link para a página da horta: