Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

0

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias enviaram algumas plantas e foram convidadas a colaborar na manutenção da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos estiveram muito envolvidos e manifestaram comportamentos de cuidado pela manutenção da horta

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente foram criados pequenos grupos para proceder à regra da horta ou retirar as ervas

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo, mobilizado e fertilizado em estreita colaboração com a junta de freguesia

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolas, couves, pimentos vermelhos e amarelos, courgetes, beringelas, espinafres, ervas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foram quantificados kg. Foram colhidas 6 alfaces, 7 couves, 1 courgete, 4 cebolas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns legumes foram consumidos pelos alunos (alfaces) e outros pelas famílias ou utilizados em atividades abertas à comunidade "Festival das Sopas"

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Durante a rega é feita a monotorização de pragas e doenças

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os legumes recolhidos da horta foram utilizados numa atividade de angariação de fundos aberta à comunidade e dinamizada pelas famílias do JI e da EB1 ("Festival das Sopas") e foram adquiridos pelas famílias, com o objetivo de proporcionar às crianças vivências significativas em visitas de estudo

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As crianças tiveram a oportunidade de ter aulas na horta sobre a germinação das plantas e aprender as várias fases que englobaram plantar os legumes, bem como a importância de uma alimentação sustentável

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A confecção de sopa na escola, com legumes trazidos de casa pelas crianças, para promover hábitos de alimentação saudáveis, foram o ponto de partida para a construção de uma Horta Bio no Jardim de Infância

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoescolas.abaae.pt/escola/jardim-de-infancia-de-sao-domingos-de-carmoes/