Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Ano letivo 2024/2025

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Catl

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trouxeram as sementes para realização de plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A realização de uma horta biológica numa escola tem um impacto muito positivo a vários níveis, tanto para os alunos como para a comunidade escolar em geral.

Impacto Educativo
Aprendizagem prática;

Desenvolvimento de competências: Estimula o trabalho em equipa, a responsabilidade, a paciência e o respeito pela natureza.


Promoção da sustentabilidade: Incentiva práticas ecológicas como compostagem, poupança de água e agricultura sem químicos.

Sensibilização ambiental: Aumenta a consciência dos alunos para os problemas ambientais e a importância da produção local e biológica.

Impacto na Saúde e Alimentação
Promoção de hábitos saudáveis: Ao cultivarem os seus próprios alimentos, os alunos tendem a interessar-se mais por alimentação equilibrada.

Redução do desperdício alimentar: Os alunos compreendem melhor o valor dos alimentos e evitam o desperdício.

Impacto Social
Envolvimento da comunidade escolar: Pode envolver professores, auxiliares, pais e até entidades locais.

Inclusão social: É uma atividade acessível a todos, promovendo a cooperação e a inclusão de alunos com diferentes capacidades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dado ser ano zero, tivemos dificuldades na colocação em prática da nossa horta. As perturbações meteorológicas que sofremos ao longo deste ano dificultaram a criação e manutenção da Horta. O terreno está delimitado e preparado contudo preferimos semear as diversas sementes oferecidas em vasos e assim início de outubro iniciarmos em pleno a nossa Horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

não aplicável

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

sem registo

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

sem registo

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

sem registo

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sem registo

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sem registo

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

sem registo

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

sem registo

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em virtude das fracas condições meteorológicas registadas durante este período, assim como outros constrangimentos que sofremos, não tivemos condições para construir a nossa horta.

15.1. Link para a página da horta: