Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro de Infância Arte e Qualidade (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Atelier Verde

3.3. N.º de alunos envolvidos:

77

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Regularmente. As famílias oferecem alguns materiais/alimentos para plantar. E, além disso, trazem matéria para colocar no compostor (cascas de ovos, borras de café).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças participam diretamente nas atividades, fazem limpeza e cuidam do espaço, plantam os alimentos e decoram a horta
Notamos que estas atividades também funcionam como incentivo à adopção de hábitos de vida saudáveis e consumo de produtos biológicos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita mais nos meses de primavera/verão, que é quando as condições meteorológicas o permitem. E nesses meses é feita regularmente. As tarefas são feitas pelos responsáveis e pelas crianças quando é o atelier verde.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza das ervas daninhas e uso de compostagem

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Musgo, folhas, paus, cascas de ovos, borras de café, cascas de fruta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

tomate
maracujá
mirtilo
melância
espinafre
morango
laranja

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5kg-6kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio, atividades temáticas (ex. Desafio Heróis da Fruta) e para uso na cozinha da instituição

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos professores responsáveis e pelas crianças

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sumo de laranja para lanches especiais
Esta atividade foi realizada por duas vezes, num convívio entre pais, crianças e elementos da instituição e no Desafio Heróis da Fruta. As crianças ajudaram na confecção do sumo e recolheram as laranjas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: