Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos, mas é renovada anualmente

2. Área aproximada da horta (m²):

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Práticas de cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

-

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos são responsabilizados pela organização das diversas fases de criação da horta: limpeza; angariação de plantas e sementes; plantação/sementeira; manutenção e colheita.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No final dos dias de aula prática de cozinha, os alunos fazem os trabalhos de manutenção. Para fertilização tiveram o cuidado de juntar cascas de ovo, triturar e espalhar pelos canteiros verticais.

7. Como é feita a preparação do solo?

No mês de outubro/ novembro a junta de freguesia disponibiliza ferramentas e mão-de-obra para limpeza do espaço (cortar ervas e revolver a terra). A fertilização é feita com fertilizante natural (bioresíduos) cedido pela Algar. Este ano também foram utilizadas as cascas de ovo como fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas; alface, cenoura, couves e favas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6kg de favas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram cozinhados para a refeição servida no refeitório da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Escolhemos produtos que não necessitem de muita rega, por serem de outono/inverno e primavera. Tal como todos os trabalhos relativos à horta, quando é necessário regar. faz-se ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

À medida que se vai criando a horta, o chefe de cozinha que acompanha os alunos vai falando dos produtos, sazonalidade, utilização na cozinha, confeções...
Os alunos são responsabilizados para colherem os produtos da horta sempre que possível e necessário, por exemplo ervas aromáticas (salsa e coentros) e também as flores das ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: