Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Visconde de Salreu (Estarreja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

18

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

375

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de plantas e sementes no inicio da sementeira/plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilização para a importância da sustentabilidade (compostagem, preferência por produtos da região e da época), e promoção de hábitos de autossuficiência alimentar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada professor, com o apoio dos funcionários da escola, é responsável em coadjuvação com os colegas de ano, pela sementeira/plantação, rega, mondagem e colheita dos produtos alimentares.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em parceria com a Junta de Freguesia é feita a limpeza do terreno, assim como o lavrar do mesmo.
A fertilização é feita com o fertilizante biológico resultante da compostagem. Ao longo do todo o processo os alunos irão mondando o terreno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos alimentares vindos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas, ervas aromáticas e legumes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos serão utilizados na cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma, com a supervisão do respetivo professor, faz as regas necessárias utilizando a rede de abastecimento de água da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação das plantas aquando da manutenção dos canteiros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: