Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais, Cidadania, Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas plantas foram oferecidas pelas mães e avós dos alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Educação ambiental e alimentar - aprendizagens sobre alimentação saudável, compostagem, biodiversidade;
Atividades praticas com impacto positivo nas aprendizagens
Promoção do trabalho em equipe e compromisso;
Valorização do espaço escolar;
Dinamização de projetos de investigação em parceria com instituições locais (INIAV e ITQB) e respetiva divulgação em eventos de ciência.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção semanal da horta (recolha dos crus da cantina e monda) é feita principalmente pelos alunos do Clube Viva.
Quinzenalmente (em média) duas turmas do 8º ano colaboram na manutenção e plantação.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio da primavera foi realizada cava e adicionado solo com estrume de cavalo seco nos canteiros.
Regularmente é feita a monda.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Castanhos recolhidos nas zonas verdes da escola e crus da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Canteiro das bagas (framboesa, morangos, mirtilos, amoras)
Canteiro das aromáticas + salvia, funcho, erva cidreira, lucia lima
Dois canteiros com frutíferas (limoeiro, pessegueiro, macieiras (2 variedades) e romãzeira
Corredor ecológico com louro, Quercus, pinheiro
Tomate, cebola e pimento + alecrim e lavanda
Alfaces, rúcula e acelgas
Couves, alho francês, cebola
Dois canteiros com flores da horta

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas (3Kg)
Neste momento acompanhamos o crescimento das culturas de primavera - verão.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Até à data foi feito um sorteio com um pequeno cabaz da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi recentemente instalada a rega automática - 7 canteiros com rega gota a gota e 2 com aspersores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os professores responsáveis observam as culturas numa base diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Suspeitamos que na altura do inverno perdemos culturas devido à existência de coelhos; atualmente, tal não se tem verificado.
Ponderamos a instalação de uma cerca na horta (ou em alguns dos canteiros).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - Foram realizadas com regularidade (quinzenalmente, em media) aulas na horta com duas turmas do 8º ano e pontualmente, com duas turmas do secundário. Foram realizadas com regularidade atividades com os alunos do Clube Ciência Viva.
Realização de atividades praticas diversificadas (cava, monda, plantação, sementeiras, construção de espantalhos, identificação da biodiversidade, limpeza de capsulas de café ...)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Compostagem
Numa base semanal, os alunos do Clube Ciência Viva colocaram os restos crus da cantina alternados com castanhos recolhidos no espaço escolar.
Foram dinamizadas por técnicos da CMO três sessões sobre compostagem que envolveram três turmas do 8º ano, duas turmas do 2º ciclo e uma turma de 9º ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Projeto SOILED
No âmbito do Projeto SOILED foi realizada por uma turma do 10º ano a analise do solo da horta (pH, humidade e microbiota).
Os alunos foram orientados por uma equipa de investigadores do ITQB e INIAV.
Com os resultados obtidos foi elaborado um poster que vai ser divulgado brevemente no Science Festival.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

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