Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Atividades praticas com impacto positivo nas aprendizagens
Promoção do trabalho em equipe e compromisso;
Valorização do espaço escolar;
Dinamização de projetos de investigação em parceria com instituições locais (INIAV e ITQB) e respetiva divulgação em eventos de ciência.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Quinzenalmente (em média) duas turmas do 8º ano colaboram na manutenção e plantação.
7. Como é feita a preparação do solo?
Regularmente é feita a monda.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Canteiro das aromáticas + salvia, funcho, erva cidreira, lucia lima
Dois canteiros com frutíferas (limoeiro, pessegueiro, macieiras (2 variedades) e romãzeira
Corredor ecológico com louro, Quercus, pinheiro
Tomate, cebola e pimento + alecrim e lavanda
Alfaces, rúcula e acelgas
Couves, alho francês, cebola
Dois canteiros com flores da horta
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Neste momento acompanhamos o crescimento das culturas de primavera - verão.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Ponderamos a instalação de uma cerca na horta (ou em alguns dos canteiros).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realização de atividades praticas diversificadas (cava, monda, plantação, sementeiras, construção de espantalhos, identificação da biodiversidade, limpeza de capsulas de café ...)
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Numa base semanal, os alunos do Clube Ciência Viva colocaram os restos crus da cantina alternados com castanhos recolhidos no espaço escolar.
Foram dinamizadas por técnicos da CMO três sessões sobre compostagem que envolveram três turmas do 8º ano, duas turmas do 2º ciclo e uma turma de 9º ano.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
No âmbito do Projeto SOILED foi realizada por uma turma do 10º ano a analise do solo da horta (pH, humidade e microbiota).
Os alunos foram orientados por uma equipa de investigadores do ITQB e INIAV.
Com os resultados obtidos foi elaborado um poster que vai ser divulgado brevemente no Science Festival.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: