Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo de 2001-2002

2. Área aproximada da horta (m²):

22m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Filosofia, Economia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido importante para os alunos conhecerem alguns produtos hortícolas, saberem a época em que se deve plantar/semear e colher. A horta também dá a conhecer alguns seres vivos que aí vivem e que podem afetar as plantações, nomeadamente: insetos, minhocas, caracóis, lesmas…
É importante perceberem que o espaço precisa de manutenção permanente e de rega.
A horta tem sido importante para trabalhar com os alunos que frequentam a sala de apoio às aprendizagens (educação especial).
Este ano letivo uma turma do décimo ano, propôs-se a fazer a limpeza da horta, as sementeiras e colheitas e a manutenção.
Estes alunos entregaram toda a produção da horta na cozinha da Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é limpa, no início do ano letivo, pelos professores responsáveis e alguns alunos. Se for necessário pedimos a intervenção de um funcionário.
Ao longo do ano a manutenção é feita pelos professores e alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo (setembro) a horta é limpa e cavada.
Colocamos o composto, vindo do nosso compostor, para fertilizar a horta.
Após as colheitas a horta é limpa. No final do ano letivo fica em pousio (nas férias de verão).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor são depositados os resíduos orgânicos vindos da cantina e também de uma Associação de Canidelo que cozinha, na nossa escola, refeições para idosos. Os resíduos utilizados são apenas os que podem ser colocados para compostagem. Também são colocados no compostor as borras de café vindas do bufete.
Por vezes também são depositadas folhas e outros resíduos verdes vindos da limpeza do jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas habituais são: favas, ervilhas, cenouras, couve-flor, couve galega, penca, cebola, feijão verde , espinafre, rabanete e tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade de produtos produzidos é bastante reduzida pois a horta é muito pequena. Geralmente produzem-se mais favas (3 a 4 kg), ervilhas (0,5 Kg) e couve galega.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos são as famílias carenciadas. Se a quantidade não for suficiente para este fim são os alunos que levam os produtos ou disponibilizam-se à comunidade a preço simbólico para angariar fundos para a compra de sementes.
Este ano letivo toda a produção foi entregue à Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta não tem nenhum ponto de água. É regada pelos professores e alunos que têm de transportar a água em garrafões. Já foi feito o pedido à Direção da escola para a colocação de um ponto de água, mas como a escola pertence à parque escolar esta não autorizou a obra.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita sempre que fazemos a rega/manutenção da horta.
Observamos o desenvolvimento das plantas e verificamos se há alguma praga/doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataques de afídeos (pulgões) e de lagartas da couve.
Foram combatidos com uma calda biológica, mas sem grande sucesso. Estes ataques, aliados a muita chuva, comprometeram a nossa produção.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano letivo uma turma de 8º ano (23 alunos) visitou a horta e identificou espécies animais e vegetais.
Foram retiradas da horta algumas plantas afetadas por afídeos e lagartas e estes seres vivos foram observados no laboratório. Foram definidas as interações que se estabelecem e os alunos deram-se conta dos prejuízos para a produção agrícola causados pelas pragas. Também discutiram formas de combater estas pragas utilizando métodos menos agressivos para o meio ambiente.
Os alunos também visitaram o compostor, retiraram algum composto para colocar na horta, e foram informados sobre a importância do mesmo para a fertilização do solo.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Desenvolvimento do projeto da turma 10º E "A ética da Terra na economia circular"
Esta turma (20 alunos) responsabilizou-se pela limpeza, sementeira, combate às pragas e manutenção da horta.
Decidiu também o destino a dar aos produtos colhidos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta colaboram sempre os alunos da educação especial. Estas atividades são importantes para desenvolverem algumas competências. Neste trabalho ao ar livre eles aprendem a semear e plantar e a fazer a manutenção. Aprenderam a fazer uma calda biológica para combater as pragas e aprenderam a aplicar este produto. Estes alunos gostam de ver as plantas a crescer e de observar os seres vivos da horta. Aprendem como são obtidos alguns dos produtos que os pais compram no supermercado. Ganham também alguma autonomia no trabalho.
A turma do 10º ano que este ano também colaborou na horta, desenvolveu um bom trabalho; de referir que havia alunos que nunca tinham feito nenhum trabalho agrícola. Desenvolveram competências de trabalho em equipa e de responsabilidade (pela manutenção da horta).

15.1. Link para a página da horta: