Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No âmbito do projeto "Português Língua Não Materna" para o Jardim de Infância, as crianças do Pré-Escolar visitaram a horta várias vezes para atividades de desenvolvimento vocabular e enriquecimento lexical, sendo também sensibilizadas para a preservação ambiental, ecologia e agricultura biológica. O professor de inglês do 1º ciclo aproveitou o ambiente da horta para treinar o vocabulário em aulas ao ar livre.
De referir que este espaço, no presente ano não esteve muito ativ0, principalmente a partir do 2º período, dado que no próximo ano, todo este espaço será alvo da intervenção de um projeto da AMI "Linka-te aos outros" e que terá a designação de "SustentArte". que tem como objetivo principal, Incentivar o trabalho voluntário, a colaboração e a criatividade e como objetivo ambiental, promover a consciência ambiental e a literacia agronómica, por meio da arte e do reaproveitamento de materiais.
Na Horta do JI, e dado que estamos no Ano do Voluntário, os alunos do 2º ciclo mostraram um grande interesse em iniciar a requalificação de dois canteiros, começando por libertá-lo das infestantes para poder ser usado, pelos alunos do JI (canteiro 1) e, também, para estes poderem usufruir do mesmo e realizar algumas sementeiras (canteiro 2). Este ano, este espaço foi só limpo e fez-se algumas sementeiras a titulo experimental mas o objetivo e criar no futuro zonas especificas em que se cultivam determinadas espécies e que poderá até funcionar como um laboratório experimental de culturas, porque além destes 2 canteiros existem outros que podem ter outras utilidades a nível de culturas. Por exemplo, prevê-se a criação de um espaço de plantas polinizadoras.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
. Limpeza do espaço, remoção de ervas espontâneas, pedras e restos das culturas anteriores.
. Arejamento do solo.
. Preparação das camas com terra fértil e húmus de minhoca.
Sempre que necessário ou possível, a horta é regada com chorume urtigas ou do vermicompostor. Ocasionalmente, adicionamos farinha de cascas de ovo e cinza de lareira ao solo.
Na Horta do JI procedeu-se da mesma forma.
Devido às condições climatéricas que se fizeram sentir, de muita chuva, durante o Inverno e a Primavera, foi extremamente difícil aceder aos espaços para fazer um trabalho mais cuidado.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na vermicompostagem foram utilizados restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
. fava
- ervilha
. alface-couve
Horta do JI: Sementeira de primavera:
- alfaces
- abóbora
- anonas
- pimentos (não sobreviveram)
- tomates (não sobreviveram)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Na horta do JI - Não houve pesagem, serviu apenas como início a práticas de cultivo
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na Horta do JI, a recolha da água das chuvas está a ser feita em garrafões de 5L.
Devido a termos um ano bastante chuvoso, a rega teve ser ajustada ao estado hídrico do solo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.
A frequência da monitorização recomendada é cerca 1 a 2 vezes por semana., sendo feita de pelos alunos envolvidos com ajuda dos adultos
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: