Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8

2. Área aproximada da horta (m²):

contando com o JI podemos contar com cerca de 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais, Cidadania, Projeto, Educação visual, Nucleo Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No presente ano a Horta do CED (horta utilizada pelo 1º, 2º e 3º C) foi dinamizada pelos alunos do Núcleo Ambiental, alguns alunos do 1º ciclo e Guardiões do Ambiente. Neste espaço, procedeu-se a podas das árvores e arbustos existentes (alfazema, limoeiro, romãzeira e pessegueiro). Os alunos do 1º ciclo fizeram a limpeza das infestantes e os alunos do Núcleo Ambiental realizaram culturas de alfaces e couves e plantaram uma nectarina. Também foram plantadas favas e ervilhas pelos alunos do 1º Ciclo.
No âmbito do projeto "Português Língua Não Materna" para o Jardim de Infância, as crianças do Pré-Escolar visitaram a horta várias vezes para atividades de desenvolvimento vocabular e enriquecimento lexical, sendo também sensibilizadas para a preservação ambiental, ecologia e agricultura biológica. O professor de inglês do 1º ciclo aproveitou o ambiente da horta para treinar o vocabulário em aulas ao ar livre.
De referir que este espaço, no presente ano não esteve muito ativ0, principalmente a partir do 2º período, dado que no próximo ano, todo este espaço será alvo da intervenção de um projeto da AMI "Linka-te aos outros" e que terá a designação de "SustentArte". que tem como objetivo principal, Incentivar o trabalho voluntário, a colaboração e a criatividade e como objetivo ambiental, promover a consciência ambiental e a literacia agronómica, por meio da arte e do reaproveitamento de materiais.
Na Horta do JI, e dado que estamos no Ano do Voluntário, os alunos do 2º ciclo mostraram um grande interesse em iniciar a requalificação de dois canteiros, começando por libertá-lo das infestantes para poder ser usado, pelos alunos do JI (canteiro 1) e, também, para estes poderem usufruir do mesmo e realizar algumas sementeiras (canteiro 2). Este ano, este espaço foi só limpo e fez-se algumas sementeiras a titulo experimental mas o objetivo e criar no futuro zonas especificas em que se cultivam determinadas espécies e que poderá até funcionar como um laboratório experimental de culturas, porque além destes 2 canteiros existem outros que podem ter outras utilidades a nível de culturas. Por exemplo, prevê-se a criação de um espaço de plantas polinizadoras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do Núcleo Ambiental asseguraram a manutenção da Horta o CED, e os alunos o 6º ano a manutenção da Horta do JI. Durante as interrupções letivas, a manutenção dos espaços foi assegurada por alguns funcionários da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na Horta do CED, antes da sementeira procedeu-se à:
. Limpeza do espaço, remoção de ervas espontâneas, pedras e restos das culturas anteriores.
. Arejamento do solo.
. Preparação das camas com terra fértil e húmus de minhoca.
Sempre que necessário ou possível, a horta é regada com chorume urtigas ou do vermicompostor. Ocasionalmente, adicionamos farinha de cascas de ovo e cinza de lareira ao solo.
Na Horta do JI procedeu-se da mesma forma.
Devido às condições climatéricas que se fizeram sentir, de muita chuva, durante o Inverno e a Primavera, foi extremamente difícil aceder aos espaços para fazer um trabalho mais cuidado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Devido às condições climatéricas que se fizeram sentir este ano, e porque o compostor não está nas melhores condições de utilização continua a fazer-se a vermicompostagem.
Na vermicompostagem foram utilizados restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta do CED: Na sementeira de outono:
. fava
- ervilha
. alface-couve

Horta do JI: Sementeira de primavera:
- alfaces
- abóbora
- anonas
- pimentos (não sobreviveram)
- tomates (não sobreviveram)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Na horta do CED - 5-6 kgs
Na horta do JI - Não houve pesagem, serviu apenas como início a práticas de cultivo

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Horta do CED - O produto foi distribuído pelos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na Horta do CED existe um bidão de recolha de águas pluviais com capacidade para 200L. Prevê-se que no próximo ano letivo seja implementado um sistema automático de rega
Na Horta do JI, a recolha da água das chuvas está a ser feita em garrafões de 5L.
Devido a termos um ano bastante chuvoso, a rega teve ser ajustada ao estado hídrico do solo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As doenças mais frequentes são de origem fúngica que combatemos com o uso de infusão de cavalinha.
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.
A frequência da monitorização recomendada é cerca 1 a 2 vezes por semana., sendo feita de pelos alunos envolvidos com ajuda dos adultos

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No Dia Internacional das Florestas, os alunos do Núcleo Ambiental e os alunos representantes de cada um dos níveis de ensino do 1º e 2º ciclo plantaram uma árvore na Horta do CED (Nectarina)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No âmbito do projeto "Português Língua Não Materna" para o Jardim de Infância, as crianças do Pré-Escolar visitaram a horta várias vezes para atividades de desenvolvimento vocabular e enriquecimento lexical, sendo também sensibilizadas para a preservação ambiental, ecologia e agricultura biológica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Relativamente ao croqui que é pedido, não houve tempo para delinear o mesmo com a localização das culturas no caso da Horta do CED. No que toca ao JI, ainda estamos a iniciar todo um processo que incluem medições e determinar o objetivo dos espaços existentes.

15.1. Link para a página da horta:

https://guardioesambiente.blogspot.com/