Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

55 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

21

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

297

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Proporcionar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar.
fomentar a interdisciplinaridade
favorecer atividades práticas associadas à produção de alimentos
incentivar uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade
evidenciar a importância da aquisição dos produtos locais

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A escola dispõe de um jardineiro cedido pela Câmara Municipal.
Os alunos participam na sementeira, plantação limpeza do terreno registo da evolução das plantas e recolha dos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

È feita a limpeza com a remoção de ervas e restos de plantas anteriores.
Fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, batatas, courgetes, beringela, cebolas, feijão, tomate, pimento, melão, ervas aromáticas( alecrim, hortelã, poejo...)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

batatas- aproximadamente 18Kg (10kg +8)
couves- 6,5Kg
cebolas- aproximadamente 8kg
Alfaces-aproximadamente7kg
courgetes 5,5kg
beringelas- 4kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos que vão proceder à colheita (1 turma de cada vez), tratam, separam em sacos e levam para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota a gota já instalada na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita pelo jardineiro semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sementeira e plantação de culturas da época
Outono
inverno
primavera

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colheita de produtos da horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula de matemática sobre medidas e massa ( medição dos canteiros, pesagem dos produtos recolhidos)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: