Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Preparação do solo – Capinar, adubar e organizar os canteiros;
Plantio – Escolha das sementes/mudas e plantação;
Manutenção – Rega, retirada de ervas daninhas e monitoramento das plantas:
Colheita e Uso – Colher os alimentos e distribuir ou usar na escola/comunidade.
Repartição de tarefas:
Alunos: Atuam conforme as suas capacidades, participando no plantio, na rega e na colheita.
Professores/Educadores: Coordenam as atividades e adaptam as tarefas para os alunos;
Funcionários: Ajudam na manutenção e na supervisão dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
- retiraram pedras, galhos e detritos que estavam no solo;
- removeram ervas daninhas dos canteiros manualmente ou com ferramentas como enxadas, evitando raízes invasoras;
Mobilização do Solo (Aeração e Estruturação) - a mobilização ajudou a soltar a terra, tornando-a mais arejada e fértil.
- revolveram o solo com enxadas e pás;
- quebraram torrões grandes para deixar o solo mais homogéneo.
Fertilização - esta etapa repôs os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas:
- adicionaram composto orgânico;
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: