Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existem hortas há mais de 10 anos, esta em particular foi criada no ano letivo passado.

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e DAT (Direção e Assembleia de Turma)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Em termos pedagógicos/ didáticos, o trabalho na horta tem sido muito importante, pois tem permitido momento de convivência social e desenvolvimento de autonomia por parte dos alunos, uma vez que se trata de alunos da Unidade de Multideficiência. O contacto com diferentes texturas, cheiros e cores das plantas pode ajudar no desenvolvimento sensorial, algo essencial para alunos com deficiência. Participar do cultivo permite que os alunos desenvolvam habilidades práticas, incentivando a autonomia e promovendo a inclusão. A horta é também usada para ensinar conceitos de ciências, matemática e até habilidades de vida, como paciência e responsabilidade. Incentiva também hábitos alimentares mais saudáveis ao aproximar os alunos do processo de cultivo de alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas podem são separadas em quatro grupos principais:
Preparação do solo – Capinar, adubar e organizar os canteiros;
Plantio – Escolha das sementes/mudas e plantação;
Manutenção – Rega, retirada de ervas daninhas e monitoramento das plantas:
Colheita e Uso – Colher os alimentos e distribuir ou usar na escola/comunidade.

Repartição de tarefas:
Alunos: Atuam conforme as suas capacidades, participando no plantio, na rega e na colheita.
Professores/Educadores: Coordenam as atividades e adaptam as tarefas para os alunos;
Funcionários: Ajudam na manutenção e na supervisão dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do Solo - antes de começar o plantio os alunos, professores e AO's limparam a área:
- retiraram pedras, galhos e detritos que estavam no solo;
- removeram ervas daninhas dos canteiros manualmente ou com ferramentas como enxadas, evitando raízes invasoras;

Mobilização do Solo (Aeração e Estruturação) - a mobilização ajudou a soltar a terra, tornando-a mais arejada e fértil.
- revolveram o solo com enxadas e pás;
- quebraram torrões grandes para deixar o solo mais homogéneo.

Fertilização - esta etapa repôs os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas:
- adicionaram composto orgânico;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves diversas, alfaces, espinafres, nabos, nabiças, hortelã, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram usados na confeção de saladas e sopas pelos alunos da unidade e alguns foram vendidos a preços simbólicos na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os canteiros são regados com o auxílio de regadores e baldes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa - realizou-se uma vez e noutras ocasiões também se confecionou saladas. Estas atividades são feitas pelos alunos da unidade, professores e assistentes operacionais da unidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de Biologia e Geologia na horta - confeção de bolas de sementes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: