Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuem com sementes e na aquisição do produto da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A aprendizagem dos alunos acerca do desenvolvimento de uma planta (fases e tempo).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por vezes toda a turma de 2º ano, por vezes pequenos grupos organizados asseguram as tarefas de plantação, monda, rega e recolha.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza manual (c/ luvas) pelos professores e pelos alunos. A fertilização é ainda pouco necessária, devido à origem recente do solo fértil, mas já se fez mistura de sacos de terra fértil e do produto da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

restos de fruta e cascas de fruta, folhas das árvores, palha(oferta).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, tomate cherry, espinafres, morangos,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi feita pesagem.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Vendido à comunidade educativa (Pais e pessoal docente e não docente).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos retiram a água do coletor com regadores e regam. Só quando a água pluvial recolhida acaba é que a rega é feita com água canalizada (com a qual se enchem os depósitos de onde os alunos recolhem a água).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Resulta de um acxompanhamento semanal. Só hoive necessidade de intervir uma vez com uma mistura de água, sabão e vinagre).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Uma vez, piolho. Combatido da forma descrita anteriormente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda aos Pais ao portão da escola, quando há vegetais).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: