Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de S. Lourenço (Portalegre)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Ensino Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

-

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Regularmente a(s) turma(s) desloca-se à horta para observar e executar as tarefas.
- existem instrumentos na escola (ancinho, enxadas, outros).

7. Como é feita a preparação do solo?

- A limpeza da superfície é realizada com instrumentos (Ancinho), e à mão pelos alunos.
- A mobilização é feita com enxada.
- A fertilização utiliza o material composto da cuba de compostagem e fertilizante natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Com os restos de folhagem do pátio da escola e com materiais da horta pedagógica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- ervas aromáticas.
- medronheiro.
- Plantas arbustivas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

-

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

-

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- utilização de regadores (água rede publica)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- Sim.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

-

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

-

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

-

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

-

15.1. Link para a página da horta: