Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica do Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

23

2. Área aproximada da horta (m²):

28,5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A continua subida de preços fez com que muitas famílias sentissem a necessidade de escolher os produtos mais próximos das suas casas. Alunos e auxiliares de educação levaram para casa vários produtos produzidos, a saber, alface, couve coração, mangericão, coentros, beterraba, espinafres, penca da póvoa, couve nabiça, couve bacalan, entre outros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Responsáveis pelos trabalhos mais pesados: Um funcionário e um professor são encarregados semanalmente das tarefas que exigem maior esforço físico.
Devido ao espaço exíguo dentro da estufa, o trabalho é organizado em grupos pequenos.
Grupos de seis alunos entram na estufa por vez.
Eles realizam tarefas como plantação, remoção de ervas daninhas e rega.
Após um tempo, são revezados por outro grupo de seis alunos, e assim sucessivamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os grupos de trabalho com recurso à enxada, sacho, pás de jardinagem, limparam o mobilizaram o solo, ao qual foi adicionado composto orgânico e areia, sendo este executado feito pelos auxiliares de ação educativa e professor. O composto resultante da compostagem, feito dentro do recinto escolar, foi usado para fertilizar o solo. à semelhança do ano passado também foi adicionado ao solo estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os secos e castanhos (folhas das árvores) e os verdes (resultantes do corte da relva, resíduos verdes da estufa (folhas de alfaces, raízes, plantas velhas) são encaminhados para a compostagem. A precipitação, os seres detritívoros e os decompositores, e o arejamento periódico acabam por transformar os restos orgânicos em composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Rúcula, alface, espinafres, beterraba, couve híbrida, penca da póvoa, couve coração, brócolos, coentros, mangericão.
Consociações instaladas: alface – espinafre; cebolo- alface; Couve coração- Cebolo; beterraba – alface; alho-francês-alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Contabilizando o peso total de aproximadamente 15 quilos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram adquiridos pelos professores e alguns auxiliares de educação e alguns alunos levam para casa alguns dos produtos sem qualquer custo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega com a água recolhida da chuva. Rega com a mangueira, ao início do dia ou final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação das folhas dos produtos hortícolas semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Colocação de sal sobre a tela do solo, para as lesmas e caracois e retirada desdes á mão.
Limpeza da parte de baixo da palet junto ao viveiro.
Aspersão de uma solução feita com vinagre, sabão e água para amatar os afídeos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda dos produtos, na sala dos professores, produzidos e colhidos na Horta-Bio.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Propagação de suculentas e incenso por reprodução vegetativa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.youtube.com/watch?v=quqK4LKGrVY