Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 40 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Geografia, Educação Visual, Educação Tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos pediram em casa para trazerem resíduos para o compostor cascas de fruta e de hortícolas (numa das fotos pode observar-se cascas de favas).
A partir do momento em que o compostor ficou pronto.
Também no início do ano o avô de um aluno forneceu estrume.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade o impacto é mais a nível de quando aparecem os produtos: no bufete, na sala de professores, ou semanalmente quando os alunos finalistas fazem a "Feira de produtos biológicos", nesta a maioria dos produtos não é da horta biológica, mas sim das hortas de familiares a quem os alunos pedem para doar produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há dois alunos que têm no seu currículo 2 tempos às terças-feiras das 9,25 às 10,15 e das 10,35 às 11,25 horas na horta. Também há alunos que no âmbito de clubes (que envolvem outras temáticas), mas que se for necessário, por exemplo em termos de regas são solicitados para contribuírem com o seu trabalho na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em primeiro lugar, tivemos de esperar (até novembro), que os tomateiros e pimenteiros do ano anterior terminassem a sua produção (estes produtos foram consumidos no bufete da escola).
Só nessa altura, incorporámos os restolhos dos tomateiros e pimenteiros no solo com o auxílio de uma moto enxada emprestada por um professor.
Passada uma semana a terra levou uma segunda passagem com a moto enxada e foi incorporado estrume de bovinos oferecido pelo avô de um aluno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas de fruta que os alunos trouxeram (laranjas, nêsperas, peras, etc), também principalmente com resíduos de hortícolas (favas, ervilhas, batatas, couves, etc).
Incorporámos minhocas para fazerem a decomposição dos materiais acima referidos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas: favas e ervilhas.
Crucíferas como couves: coração-de-boi, sete semanas, roxa e brócolos.
Alfaces
Cenouras
Alho francês
Cebolas
Tomateiros e pimenteiros
Abobreiras
Morangueiros
Aromáticas: salsa, coentros, hortelã, poejo, hortelã-da-ribeira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A maior quantidade produzida foi de favas, conseguimos 12 kg para consumo em verde, cenouras 3 kg. brócolos 2 kg, também alfaces com cerca de 35 exemplares, couves 50 exemplares.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Muitos são consumidos no bufete da escola, uma vez que não temos refeitório (este situa-se noutra escola do nosso Agrupamento). Também são levados para a sala de professores e também são levados pelos alunos para as suas casas (principalmente dos alunos que mais trabalham na horta).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Apenas é feita a recolha da água da chuva com alguns baldes, mas pretendemos desenvolver um projeto para aproveitar a dos telhados.
A rega é feita no final das aulas quando está mais fresco.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita por observação direta semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não temos tido problemas com pragas e doenças (até ao momento).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No dia 7 de novembro de 2024, realizaram-se aulas ao ar livre por todo o recinto escolar, mas principalmente na horta. Estiveram envolvidos todos os alunos (2.º e 3.º ciclos). A participação dos alunos foi de 100%. Também foram realizados trabalhos fora do recinto escolar (no Jardim Municipal), como se pode ver na aula de Geografia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira de produtos da horta (e também de alguns outros produtos hortícolas que os alunos finalistas pediram principalmente aos Avós). Esta Comemoração foi feita no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Têm sido realizadas aulas ao ar livre junto da horta. O Jardim dos Polinizadores instalado neste ano letivo, também fica muito perto (do outro lado da escada).

15.1. Link para a página da horta:

https://luciasequeira412.blogspot.com/