Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Maria Keil (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi iniciada no princípio do primeiro período, do ano letivo 2019/20.

2. Área aproximada da horta (m²):

menos 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos da Oficina do Ambiente e Eco-Escolas e Restauração.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior sensibilização para o conhecimento das diferentes características do solo;
- Sensibilização para a necessidade de disponibilidade de água para o desenvolvimento das
plantas;
- Sensibilização para a existência de uma grande diversidade de plantas que podem ser usadas na
alimentação;
- Identificação de plantas;
- Observação dos diferentes órgãos das plantas utilizadas na alimentação humana;
- Perceção das diferentes etapas de crescimento das plantas;
- Sensibilização para as atividades e práticas agrícolas;
- Sensibilização para a necessidade de preservação do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é efetuada, principalmente, pelos alunos e pelo coordenador da Oficina do Ambiente.
As tarefas também eram repartidas pelos elementos das diferentes turmas, quando se deslocavam à horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada de forma manual, com o recurso a enxadas, ancinhos, sachos, pás...

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos de comida da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, cebolas, couves, curgetes, batata, alface e tomate cherry.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2-3 Kg de couves;
2 kg de alfaces;
2 kg de alho francês;
6,5 kg de favas;
4 kg Batatas;
2 kg Tomate cherry

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para a cozinha da restauração.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelo coordenador do projeto ou pelos alunos mais velhos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Monitorização de pragas e doenças foi feita de uma forma direta não se tendo registado o aparecimento de qualquer praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Utilização dos produtos da horta como ingredientes nos almoços pedagógico, confecionados pelos alunos do curso CEF.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta Bio para os diferentes ciclos de ensino, incluindo os alunos de Ensino Especial.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A implementação da horta dentro do recinto escolar veio criar um espaço de maior ligação à natureza. Estando a horta localizada num espaço de grande visibilidade, permite aos alunos o acompanhamento diário da evolução da horta.
Também se regista com agrado que a horta tem sido respeitada por todos, o que é motivo de orgulho.

15.1. Link para a página da horta: