Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolver o gosto pelo contacto com a terra; conhecimento de plantas; a importância de uma horta biológica; conhecer formas de compostagem viáveis na escola; valorização de outros espaços verdes; diálogo sobre tipos de rega e a utilização do regador e da mangueira na horta escolar; participação no projeto “Energia que Move” e implementação de um sistema de rega automático com sensores de humidade e painel de energia solar; diálogo sobre materiais e ferramentas de trabalho bem como as regras básicas de segurança no trabalho e o uso de algum equipamento de proteção individual.
Promoção de uma alimentação saudável e sustentável.
Preservação do meio ambiente.
Trabalho em equipa e repartição de tarefas e ou grupos de trabalho alternados.
Atividades de articulação em contexto educativo (Educação Tecnológica, Educação Especial).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Reuniões semanais com a apresentação de sugestões de trabalho tendo em conta as condições atmosféricas, sementeiras/plantações, combate de pragas, e as caraterísticas de alunos(grupo)que realizarão as tarefas.
As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a orientação dos professores.
A manutenção da horta é feita pelos alunos com supervisão de professores.
A rega é feita com supervisão de um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização e limpeza de pedras e outros detritos com o auxílio de ferramentas Dada a existência de muitas pedras a autarquia ofereceu terra para elevar as zonas de cultivo. Foi feita fertilização do solo (fertilização verde e com composto proveniente da compostagem).
Planificação, medição e preparação de pequenas leiras de trabalho com vista à plantação/sementeira em causa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostagem e vermicompostagem. Folhas, borras de café, restos de vegetais e de frutos, cascas de ovos. Sementeiras de leguminosas (tremoço, fava, ervilha e feijão).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeira de cenoura, fava, tremoço, alho, ervilha, ervilha de quebrar, salsa, coentro, aipo, espinafre, linho, girassol e plantas melíferas.
Plantação de alface, tomate, penca, brócolos, couve-flor, cebola, alho-francês, pimento, amores-perfeitos, cravo túnico, margaridas, gladíolos, curgete, e plantas aromáticas (cebolinho, tomilho, cidreira).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas, aproximadamente 2kg.
Ervilhas de quebrar , aproximadamente 2 kg.
Alface - até ao momento colhemos 6 pés.
Algumas culturas não sobreviveram e outras ainda não está em fase de colheita.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Hortelã, cidreira e Lúcia-lima são usadas para preparar infusões no bar da escola.
As favas e as ervilhas foram repartidas pelos alunos e pelos funcionários que colaboram na horta.
As alfaces foram consumidas no bar da escola.


11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita em função das condições climatéricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e de lesmas. Para as controlar foram colocadas cascas de ovo esmagadas em redor das culturas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - Educação tecnológica e OC - colaboraram na preparação do solo, sementeiras e plantações e colheita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: