Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 André Soares (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Promoção de uma alimentação saudável e sustentável.
Preservação do meio ambiente.
Trabalho em equipa e repartição de tarefas e ou grupos de trabalho alternados.
Atividades de articulação em contexto educativo (Educação Tecnológica, Educação Especial).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a orientação dos professores.
A manutenção da horta é feita pelos alunos com supervisão de professores.
A rega é feita com supervisão de um funcionário.
7. Como é feita a preparação do solo?
Planificação, medição e preparação de pequenas leiras de trabalho com vista à plantação/sementeira em causa.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantação de alface, tomate, penca, brócolos, couve-flor, cebola, alho-francês, pimento, amores-perfeitos, cravo túnico, margaridas, gladíolos, curgete, e plantas aromáticas (cebolinho, tomilho, cidreira).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ervilhas de quebrar , aproximadamente 2 kg.
Alface - até ao momento colhemos 6 pés.
Algumas culturas não sobreviveram e outras ainda não está em fase de colheita.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As favas e as ervilhas foram repartidas pelos alunos e pelos funcionários que colaboram na horta.
As alfaces foram consumidas no bar da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: