Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11

2. Área aproximada da horta (m²):

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Projeto Eco-Escola

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta permite disponibilizar produtos biológicos a consumir no estabelecimento, além de contribuir para a sensibilização para o consumo de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dada a especificidade do estabelecimento, apenas um número reduzido de reclusos tem autorização para trabalhar no espaço da horta, os quais tratam da sua manutenção, em articulação com algumas atividades em que um pequeno grupo de formandos vai à horta contribuir para a limpeza do terreno, a identificação das espécies...

7. Como é feita a preparação do solo?

Os resíduos que emergem da limpeza do solo são colocados em compostores. São utilizadas sementeiras e as plantas aí germinadas são transpostas para o solo, o qual é fertilizado com os materiais dos compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi escavado um buraco no solo e delimitado com o recurso a madeiras de paletes. As ervas daninhas e as plantas e folhas envelhecidas/ danificadas, foram recolhidas e colocadas no compostor, ao qual é acrescentada terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diversas ervas aromáticas, alho francês, tomate, couves, alface, batata-doce, pimenteiras, acelgas, tremoceiros, bananeira, amendoeira, papaieira, araçazeiro...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No mínimo, estima-se que serão produzidos 40kg por ano do conjunto dos vários produtos recolhidos da horta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Destinam-se à cozinha do estabelecimento.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é encaminhada para um tanque e, a partir daí, utilizada para rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Limpeza da horta

Participou um grupo de 4 formandas na limpeza

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Promovendo a biodiversidade, na horta também encontramos a planta hospedeira da borboleta-monarca, o algodoeiro-falso, sendo possível acompanhar as suas várias fases de desenvolvimento e as suas mutações.

15.1. Link para a página da horta: