Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária da Lousã (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde dezembro de 2024

2. Área aproximada da horta (m²):

24 m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

67

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais de alguns alunos forneceram plantas e sementes para as culturas, incluindo hortícolas e aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos do 8º ano puderam aplicar e compreender diversos temas abordados em Ciências Naturais através das plantações e sementeiras, in loco, momeadamente: desenvolvimento do embrião que está na semente; fotossíntese; composição do solo; o papel dos decompositores no enriquecimento do solo em matéria mineral; simbiose entre bactérias fixadoras de azoto e raizes de leguminosas; mutualismo entre abelhas e outros insetos polinizadores e as plantas aromáticas; importância da utilização de fertilizantes biológicos (estrume de criação biológica de animais) para não contaminar o solo e aquíferos.
- Todos os elementos da escola puderam compreender como crescem e se desenvolvem vários alimentos que devemos priveligiar na nossa alimentação, tendo em conta a Dieta Mediterrânica.
- Toda comunidade pode consciencializar-se das técnicas utilizadas na agricultura biológica, bem como do facto de ser uma atividade árdua, bastante dependente das condições climáticas, mas fundamental à sustentabilidade e saúde humana.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada pelos alunos em algumas aulas da disciplina de Ciências Naturais do 8º ano, distribuidas ao longo da semana e, semanalmente, de forma mais técnica pela professora da disciplina.
Foi elaborada uma escala para a rega das plantas, entre os alunos das turmas, para que nos dias de maior calor as plantas sejam regadas no período da manhã.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes da plantação foram retiradas manualmente, com o auxílio de pequenas enxadas as ervas “daninhas” e todo o solo foi mobilizado, para poder ser arejado. Foi utilizado estrume de cavalo de produção biológica para fertilização do terreno. Após as plantações e sementeiras a mobilização do solo foi realizada sempre que necessário, uma vez que este foi sujeito a grandes chuvadas, ficando duro e pouco arejado. As ervas daninhas que iam crescendo foram arrancadas manualmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as ervas não desejadas na horta, ao serem arrancadas munalmente, bem como as folhas que foram caindo das árvores que existem no espaço da horta, foram sempre colocadas no contentor da compostagem estrategicamente colocado ao lado do espaço da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: Agrião, Alho francês, alface, beterraba, cebola, couve portuguesa, couve bróculo, tomate, fava, Chuchu
Aromáticas e polinizadoras: alecrim, girassol, lavanda, margaridas, mangericão, sálvia, tomilho, óregãos, trevo

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Apanhados 3 Kg de favas. 1Kg de alface. Os outros produtos ainda estão em crescimento, é de notar que a horta passou por um período de muita chuva e dias muito cinzentos que atrasaram o crescimento das plantas, tendo, inclusivé havido necessidade de replantações, por queda de granizo) e novas sementeiras (devido às sementes iniciais terem morrido no solo, por excesso de chuva)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As favas e alfaces já apanhadas foram dadas a elementos da comunidade escolar conforme as necessidades/gostos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada sempre pela manhã, utilizando um regador, para evitar perdas de água por evaporação e junto à transição entre o caule e a raiz, para não existir qualquer desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta (2 vezes)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta apresenta sustentabilidade a longo prazo. Alguns exemplos:
- serão guardadas algumas favas que secarão poderão ser plantadas na próxima época;
- algumas plantas estão a crescer e darão o seu fruto no final do ano (por exemplo, o chuchu)
- os espinafres estão a conquistar o seu terreno e irão espalhar as suas sementes que darão novas plantas

15.1. Link para a página da horta: