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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Tem existido sempre uma horta desde a inscrição no Eco-Escolas, sendo renovada anualmente. Este ano letivo, havendo novos professores e novos coordenadores, foi recomeçada uma nova horta, mas com mais aproveitamento do espaço.
2. Área aproximada da horta (m²):
Cerca de 50 metros quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Não houve propriamente disciplinas envolvidas, mas houve a participação de alguns alunos. Um de forma regular (inscrito no Clube Eco-Escolas) e outros na altura da colheita ou de regas mais regulares. Uma turma do 1.º ciclo plantou feijão.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
É de referir que este ano, só um aluno do 7.º ano se inscreveu no Clube Eco-Escolas. No entanto, pouco a pouco, outros alunos voluntariaram-se para ajudar na limpeza, rega e colheita dos produtos.
A comunidade escolar tem demonstrado interesse na evolução da horta e na compra dos produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é semanal (três dias diferentes). O professor que se ofereceu para a limpeza e preparação do terreno assim como para o cultivo, dispõe de uma tarde por semana, tendo também a ajuda de mais três professores. Há mais dois dias da semana em que professores e alunos voluntários regam quando necessário.
7. Como é feita a preparação do solo?
Principalmente por iniciativa de um professor que se ofereceu para cuidar da horta, só no início do mês de janeiro e quando o tempo permitiu, é que o espaço destinado à horta foi limpo, começando-se por arrancar ervas daninhas e preparar o espaço para colocar terra proveniente de uma área onde se encontra um composto orgânico (folhas secas e ervas). Como fertilização, foi igualmente utilizado um adubo natural, feito com ortigas, e borras de café (bufete da escola).
A limpeza do espaço também teve a ajuda da Junta de freguesia e dos professores e aluno do Clube Eco-Escolas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Principalmente com folhas secas das árvores do recinto escolar, ervas daninhas provenientes da limpeza do terreno e plantas que vão secando.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No espaço da horta, são principalmente cultivados ervilhas, favas, cenouras, cebolas, couves, alho francês, feijão, tomateiros, morangueiros, alfaces, batata doce e também hortelã.
Tudo em pouco quantidade, já que o espaço é reduzido.
Há igualmente outro espaço para flores e outro canteiro para ervas aromáticas (salsa, hortelã, alecrim, orégano,...), sendo mais da responsabilidade de uma funcionária.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Até maio, só foi possível fazer a colheita de ervilhas (à volta de 2kg), favas (aproximadamente 3 kg) e 15 alfaces.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos são principalmente comprados por elementos da comunidade escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano, choveu bastante o que permitiu encher um depósito todo (1600 litros). A água tem sido utilizada para rega da horta 2 a 3 vezes por semana com um regador, quando não chove.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não tem havido muitas pragas nem doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Houve um ataque de lesmas que foi combatido protegendo as plantas com garrafões de plástico.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos de uma turma do primeiro ciclo tiveram oportunidade de aprender a plantar germinações de feijão, atividade iniciada em sala de aula. Cada aluno plantou o "seu feijão germinado" com a ajuda do professor titular e do professor responsável pela horta.
Atividade 2:
Descrição:
Alunos do 7.º e do 8.º ano, ajudaram pontualmente na limpeza, na compostagem, na rega e na colheita das ervilhas e das favas.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
No espaço reservado à horta, foi efetuada uma limpeza profunda de zonas que nunca tinham sido aproveitadas para cultivo. Foi igualmente utilizado um composto derivado de um amontoado de folhas secas e ramos provenientes da limpeza das árvores do recinto escolar para fertilizar a terra dos canteiros.
Os recipientes para compostagem foram igualmente arrumados num espaço mais adequado.
Foi solicitada a ajuda da Junta de Freguesia para instalar o depósito para a recolha da água da chuva.
15.1. Link para a página da horta:
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