Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância da Ameixoeira (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Sementeiras e horta em vaso, sempre houve. As novas instalações foram inauguradas no fim do primeiro período do presente ano letivo. O espaço destinado para a horta tem plantado prado. Foi alterada a disposição das culturas para que pudessem coexistir.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da partilha de sementes, realização de sementeiras em contexto escolar, divulgação de atividades, e realização de hotel para insetos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças ficam mais sensibilizadas para o mundo natural, o ciclo de voda das plantas, a importância dos animais para a sobrevivências das plantas, a origem dos alimentos vegetais, e os cuidados que devem ter.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo de crianças têm um talhão da horta, onde colocou as culturas que considerou pertinente.

Cada grupo de crianças é responsável por manter o seu talhão e as suas culturas.

Uma assistente operacional reforça a rega no inicio do dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi feita pelas crianças, em colaboração com a equipa do ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, através de atividades desenvolvidas em parceria.
A mobilização de terra foi feita pela equipa.
A fertilização é feita de forma natural, pela diversidade animal existente no local.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda não.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Prado, beterraba, feijão, espinafre, alface, ervilhas, cebolinho, rabanete, salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não houve lugar a recolha.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confeção e partilha com as famílias

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Hotel Polinizador e prado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - identificação de necessidades das culturas e práticas de agricultura, experimentação e exploração dos materiais e da terra, distinção entre fauna e flora presentes na agricultura, importância do ciclo da água na vida das plantas, o ciclo de vida das plantas, ...

A experimentação e vivência das experiências é fundamental para a aprendizagem se realizar. as crianças aprendem fazendo, muito mais do que escutando.

A aprendizagem dos procedimentos agrícolas, conduz à partilha com as suas famílias das experiências escolares.

De igual forma acontece com a tomada de consciência da origem dos alimentos, e das práticas de alimentação saudável e sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: